A infância no Quilombo Tapuio e os aprendizados recebidos dos pais. Rodas de histórias ao redor do fogo no terreiro. Início da participação na vida eclesiástica e sua militância fora de sua comunidade. Sua indicação à presidente do sindicato e a atuação frente às mulheres agricultoras e às comunidades quilombolas. O convite para a participação na CONAQ. A relação indissociável entre as comunidades quilombolas e a Economia Solidária. Exemplo da Bodega Quilombola. Políticas públicas de apoio ao processo de formação. Os momentos mais desafiadores de sua trajetória na militância e a continuidade da luta.

imagens (7)

Maria Rosalina dos Santos

Candidatura de Maria do Povo

data (ou período): Ano 2022 Imagem de:

Pilando Milho

data (ou período): Ano 2014 Imagem de:

IPS_HV010_FT004

IPS_HV010_FT005

IPS_HV010_FT006

IPS_HV010_FT007

Maria Rosalina dos Santos

Maria Rosalina dos Santos em fotografia tirada por ela mesma. Conhecida na sua terra natal por Maria do Povo, também é líder sindical, ex-vereadora, trabalhadora rural, coordenadora estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí e integra a Coordenação Nacional (CONAQ).

Candidatura de Maria do Povo

Maria Rosalina dos Santos em foto oficial de sua candidatura a deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores em 2022.

período: Ano 2022

Pilando Milho

Maria Rosalina e o primo Henrique pilando milho para fazer pintando para servir aos outros no último dia de novena, em sua casa.

período: Ano 2014

IPS_HV010_FT004

IPS_HV010_FT005

IPS_HV010_FT006