Irani Varella nos conta sua infância em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, cidade onde sua avó lhe ensinou a tocar piano e outros instrumentos, num ambiente familiar amoroso mas também um tanto rígido. O depoente nos fala sobre a história de sua família, e de como a música italiana e a comida portuguesa eram personagens cativos do dia-a-dia de sua casa. Nos conta sobre sua faculdade de engenharia e sua entrada na Petrobras, em 1977. A partir daí, vemos sua trajetória profissional, que o levou a Vitória, Macaé e Rio de Janeiro, onde se fixou com sua família nos anos 90. Irani passou por diversos trabalhos embarcados, pelo Centro de Pesquisas da Petrobrás, pela Lubrax, o Setor de Segurança e Meio-Ambiente e pela diretoria da empresa. Irani finaliza falando sobre seus filhos e sua mulher, além de agradecer a participação no projeto Memória dos Trabalhadores.

Meu nome é Irani Carlos Varella. Nasci em 16 de janeiro de 1951, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. FAMÍLIA Meu pai é Marcelino Varella, e minha mãe, Hélia Mussoi Varella. Origem do pai, portuguesa, e origem da mãe, italiana. O próprio nome Mussoi é de origem italiana. O pai do meu pai, eu ...Continuar leitura

Título: O criador de mundos

Local de produção: Rio De Janeiro