Talentoso contador de histórias, o baiano Pedro da Silva Lemos narra em detalhes a viagem que, em 1942, aos 20 anos de idade, o levou de Vitória da Conquista, sua terra natal, para a pequena Joaíma, no sertão mineiro. Foi no meio daquele percurso, dentro de um Ford 29 e do alto da Serra das Quatro Patacas, que ele avistou o rio que mudaria sua vida: o Jequitinhonha. O encontro com aquela paisagem prenunciava, desde então, uma trajetória repleta de amores, primeiro pela bela moça Bebé, que se tornaria sua companheira por mais de 60 anos, depois pela política e pela história da cidade. Esses assuntos serviram de inspiração para que ele escrevesse um livro e se tornasse o guardião oficial da memória da região.

Eu tinha muito desejo de conhecer o Estado de Minas Gerais e, após a conclusão de um curso de laticínios, eu vivia na fazenda com o meu pai e, certo dia, um primo, um parente dele me perguntou, na fazenda, se eu havia concluído o meu curso e se eu tinha coragem de enfrentar viver em uma vila do ...Continuar leitura

Projeto Memória dos Brasileiros Depoimento de Pedro da Silva Lemos Entrevistada por Winnie Choe e Thiago Majolo Joaíma, 28/07/2007 Realização: Museu da Pessoa Entrevista número MB_HV_024 Transcrito por Regina Paula de Souza Revisado por Viviane Aguiar Publicado em 21/01/2008 P1 – Seu Pedro,...Continuar leitura

Título: O contador de histórias do Jequitinhonha

Local de produção: Joaíma