Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Fernando Lemos
Por: Museu da Pessoa, 22 de abril de 2008

O cara que Salazar mandou ao Brasil

Esta história contém:

O cara que Salazar mandou ao Brasil

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Memórias da Literatura Infantojuvenil

Depoimento de Fernando Lemos

Entrevistado por Thiago Majolo

São Paulo, 22/04/2008

Realização: Museu da Pessoa

Entrevista MLIJ_HV003

Transcrito por Écio Gonçalves da Rocha

Revisado por Luciana Sanches e Genivaldo Cavalcanti Filho

P – Então a gente vai começar, Fernando. Eu queria que o senhor dissesse primeiro o nome completo do senhor, a data e o local de nascimento.

R – O meu nome é Fernando Lemos. O nascimento é três de maio de 1926.

P – Onde?

R – Lisboa.

P – E qual o nome dos seus pais?

R – José de Lemos e Palmira da Conceição Fernandes Lemos.

P – Eu vou perguntar um pouquinho qual a história deles, como eles se conheceram, o que faziam na época.

R – A história do meu pai? Bom, o meu pai tem como história ter nascido numa cidade, enfim, interior e atrasada, gente muito simples, e fugiu de casa com doze anos. Arranjou um companheiro também que estava querendo fugir da escola, foram os dois pra Lisboa andando, pedindo carona, dormindo pelos cantos. Foram pra Lisboa à procura de alguém que fosse da família, eles não sabiam nem se tinham família lá. E aí foram ficando, quer dizer, foram se deslumbrando com a cidade. Pra eles a capital já era coisa... Essa foi a história dele, quer dizer, que marcou a vida lá.

Logo depois cresceu, foi bastante boêmio, começou a trabalhar em marcenaria, depois foi trabalhar na Marinha Mercante. Foi a vários países com navios de carvão e petroleiros.

Voltou, casou jovem e aí ficou fazendo a profissão mesmo na capital, marcenaria. E nesse entretanto ele ligou-se à gente importante do fado. Ele tocava um pouco de viola. Foi figurante de ópera. O meu pai não tinha preparo nenhum, quando ouvia uma ópera se lembrava de um trecho, era daqueles figurantes contratados na última hora pra preencher o palco. Então [são] coisas pitorescas da vida dele que ele me conta, mas no fundo esse foi o princípio dele.

P – E a sua mãe?

R – A...

Continuar leitura

Título: O cara que Salazar mandou ao Brasil

Data: 22 de abril de 2008

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Fernando Lemos
Entrevistador: Thiago Majolo
Revisor: Luciana Sanches
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios