Nascido na roça, três léguas para a cidade, a cavalo pra escola, os primeiros versos, o fascínio com a capoeira. A ginga de Besouro Preto, o acolhimento de Mestre Caiçara, profetizando o Mestre que seria. Por toda a vida, de fato, dedicou-se à capoeira, às suas músicas, ao trabalho social  a que a arte está ligada, à população de rua que ela resgata, à formação de outros mestres, ao samba, e aos seus versos, que contam histórias e com os quais dá ritmo à própria existência. Andou por São Paulo, aprendeu muito por lá, viveu também, e formou outra descendência, além da que dona Helena lhe deu. De lá voltou para o seu trabalho com Mestre Marinheiro, de ensinar a jogar, e paralelo derramar sua poesia, criar sua família, fazer-se querido e respeitado, autêntico Mestre em duas direções: da capoeira e do Griô.

Meu nome é Manuel Bispo dos Santos. Nasci no dia 25 de dezembro de 1937. Meu pai trabalhava na roça, era muito inteligente, tinha uma serraria, botava aqueles troncos em cima e tirava as ripas, barrote na mão, no serrote. Ele foi um homem muito bem valorizado por Getúlio Vargas, na época em que...Continuar leitura

Projeto Memória dos Brasileiros - Ação Griô Nacional Depoimento de Manuel Bispo dos Santos Entrevistado por Ana Nassari Cláudia Leonor Lençóis, Bahia, 08/10/2007 Realização Museu da Pessoa MB_HV047 Transcrito por Luisa Fioravanti Revisado por Paulo Ricardo Gomides Abe P/1 – Para começar...Continuar leitura

Título: O capoerista de Santo Amaro da Purificação

Data: 19/08/2007