Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Roberto Trabulsi
Por: Museu da Pessoa,

O amor ao esporte e à joalheria da família

Esta história contém:

O amor ao esporte e à joalheria da família

Vídeo

Meu nome é Roberto Trabulsi, e eu nasci em Bauru no dia 30 de setembro de 1969. Meu pai é Raduan Trabulsi Filho, e minha mãe é Sueli Toledo Trabulsi. Com o meu avô materno eu não tive contato. Ele é Miltino Martins e foi comerciante também, foi farmacêutico na Vila Falcão, no tempo que a Vila Falcão não tinha nem contato com a cidade ainda. Ele foi vereador. A minha vó materna, Dulce Martins, foi educadora, como a minha mãe. Por parte de pai, os meus avós paternos eram Raduan Trabulsi, de origem libanesa, e Salua Trabulsi. Minha avó teve uma pensão aqui em Bauru, aqui na Rodrigues Alves, muito conhecida na época. Aliás, tem muitos amigos do meu pai que falam que era a melhor pensão. Minha avó cozinhava muito bem a culinária árabe, e muitos desses empresários de hoje, aqui de Bauru, passaram lá pela pensão da minha avó.

Minha avó teve esse lance materno, de receber todos aqueles representantes, os viajantes que passavam pela cidade, sempre despontando pela culinária árabe, que até hoje tem a fama. E teve uma curiosidade: outro dia eu estava aqui, entrou um cidadão que eu não conhecia e veio agradecer à vovó, porque ela tinha ensinado algumas coisas em questão de comida árabe, e ele montou um restaurante árabe numa cidade aí que não me lembro.

Meu avô teve mercearia aqui em Bauru. Meu pai conta que ajudava bastante meu avô lá, carregando sacos, entregando compras em cestas, aquela coisa bem antiga, mesmo, pé no chão, a cavalo. A joalheria já é da parte do meu pai. A loja foi inaugurada em 1963, com o meu tio, e coincidiu com o nascimento da minha prima Márcia. Então, aí que vem o nome: Márcia Joias. E naquela época, a Rua Batista de Carvalho e todo o centro da cidade eram muito diferentes, muito movimentados. E a loja era bem pequena, só na frente, pois meus avós moravam no fundo, e meu pai morava com a minha mãe no meio da loja.

Com o decorrer do tempo, meu pai comprou uma casa, e...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio 2020-2021

Entrevista com Roberto Trabulsi

Entrevistado Por Luís Paulo Domigues e Daiana Terra

Bauru, 18 de fevereiro de 2021

MCHV_028

Roberto, pra começar, é de praxe, a gente gostaria que você dissesse seu nome completo, a data de nascimento e o local que você nasceu.

R1 – Meu nome é Roberto Trabulsi, nasci em Bauru mesmo, né? Eu nasci dia 30 de setembro de 1969.

P1 – Ah, legal. Qual o nome do seu pai e da sua mãe.

R1 – Meu pai é Raduan Trabulsi Filho e minha mãe é Sueli Toledo Trabulsi.

P1 – Legal. E você teve contato com seus avós, assim? É… qual é o nome deles? E da onde eles vieram?

R1 – Meu avô materno eu não tive contato. Ele é Militino Martins, né? Ele foi comerciante também. Ele foi farmacêutico, na Vila Falcão, no tempo que a Vila Falcão não tinha nem contato com a cidade ainda, você está entendendo? Foi vereador. Aliás, um historiador amigo nosso levantou que ele foi eleito por duzentos e sessenta votos, na época. E lá ele era farmacêutico e tipo médico, né, da região e era reconhecido como um médico. Ele tomava conta das pessoas, pelo motivo de... olha só! A Vila Falcão não tem acesso, aqui, pra cidade. Minha mãe conta que era só uma pontinha que ligava aí, a Vila Falcão à cidade. A minha vó materna, Dulce Martins, né, ela era… foi educadora, né? Mamãe também foi educadora. Por parte de pai, os meus avós paternos eram Raduan Trabulsi Filho, de origem libanesa e da minha vó Salua Trabulsi, né? Minha avó teve uma pensão aqui em Bauru, aqui na Rodrigues Alves, muito conhecida na época. Aliás, tem muitos amigos do meu pai que falam que era a melhor pensão. Minha avó cozinhava muito bem a questão da culinária árabe, né, e muitos desses empresários de hoje aqui em Bauru, de… até políticos, né, passaram lá pela pensão da minha avó.

P1 – Qual era o nome da pensão, mesmo? Você lembra?

R1 - Dona Salua.

P1 - Dona Salua.

R1 - Pensão da...

Continuar leitura

Título: O amor ao esporte e à joalheria da família

Local de produção: Brasil / Bauru

Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Roberto Trabulsi

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios