Roberto conta em sua entrevista um pouco da origem de sua família, como seus pais se conheceram e como se estabeleceram com a família – seus dois filhos –, em Rio Comprido, zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Roberto conta como foi o período escolar e como, depois de participar de três processos seletivos, conseguiu a vaga para o intercambio pelo AFS aos Estados Unidos. Depois dessa experiência, Roberto continuou em contato coma família hospedeira e se engajou nos trabalhos voluntários no Comitê Rio. Depois que passou a morar com sua esposa, Cíntia – também AFSer –, as reuniões passaram a ser na sua casa e ele conta como eram esses encontros e as atividades desenvolvidas pelo grupo que estava sempre junto. Depois dessa sua primeira experiência internacional, Roberto foi à Europa para o seu doutorado e pós-doutorado. Roberto finaliza seu depoimento contando como é ser pai e um pouco de suas expectativas para o futuro.

O AFS surge pela primeira vez, assim no meu horizonte, numa conversa com o marido de uma prima minha por parte de pai, num desses encontros. Carlinda é 10 anos mais velha que eu e José Itaci que é o marido dela comenta: "Ah, porque você não pensa em fazer um intercâmbio? Tem o AFS". Isso se d...Continuar leitura

P/1 – Bom, Roberto, primeiro eu queria agradecer por ter vindo até aqui, pela segunda vez, também para contribuir para o projeto, depois do workshop. E pra gente deixar registrado, eu queria que você falasse pra gente teu nome completo, local em que nasceu e a data em que nasceu. R – Nome co...Continuar leitura

Título: O AFS está sempre lá em casa

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro