Anézio Luiz de Souza (Nei). Nascido no interior de Santa Catarina, filho de agricultores, iniciou seu estudos em escola rural antes de se mudar com sua família para uma pequena cidade também do interior de Santa Catarina, chamada Pouso Redondo onde conclui todo o ciclo escolar até o ensino médio. Sempre se identificou com os esportes, foi atleta de vôlei amador e praticava diversas modalidades esportivas. A partir de 1990 se muda para Criciúma no mesmo estado, onde se forma em Educação Física, com especialização em Gestão Empresarial e Mestrado em Administração. Começa como estagiário no Bairro da Juventude em 1990, atuou por aproximadamente dois anos como estagiário, posteriormente passa ser educador de Educação Física. Atualmente é o Diretor Técnico da organização. O Bairro da Juventude atende crianças a partir de quatro meses até adolescentes. A organização atende mil e quinhentos jovens e crianças diariamente, é oferecido transporte, alimentação, atividades esportivas, de saúde e culturais além das atividades escolares regulares. A parceria com o Programa Nutrir Crianças Saudáveis inicia em 2012. Suprindo uma carência da organização. Segundo Nei, existia “uma necessidade nessa área de uma alimentação saudável para as crianças, de um conhecimento especifico dessa área, uma estrutura para que nós pudéssemos a partir de um conhecimento de um programa pré-estabelecido melhorar a condição alimentar direcionada às crianças.” E desde então, mudanças significativas já foram alcançadas além da mentalidade coletiva que se atentou para a importância de uma alimentação saudável. Além do Nutrir, inicia-se a partir de 2014 uma nova parceria com a organização através do programa Esporte e Lazer, neste projeto as crianças passam a ter uma alimentação equilibrada também em virtude do esporte. O Projeto traz consigo atividades nutricionais e alimentares uma alimentação equilibrada e de qualidade para as crianças e adolescentes que realizam atividades esportivas na organização.

P/1 – Por favor, seu nome completo Ney? R – Anézio Luiz de Souza, tudo com “z”. P/1 – Local e a data do seu nascimento. R – Trombudo Central, 20 de março de 1971. Santa Catarina. P/1 – Conta um pouquinho da tua infância, da tua trajetória escolar. R – Sou filho de agricultor...Continuar leitura

Título: Nutrindo o Bairro da Juventude

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Anézio Luiz de Souza