Cyntia Bernardes de Souza Arroyo nasceu em Goiânia, no dia 17 de julho de 1983.  Filha do meio de Valquíria e Pedro, suas lembranças mais longínquas de infância remontam à casa em que moravam e ao quintal no qual brincava com as suas duas irmãs. As férias passava em Planaltina (DF), cidade em que os avós maternos viviam e administravam um bar. Cyntia ficava muito tempo no estabelecimento e lembra com carinho de um quitute em especial, preparado por sua avó: uma rosca de leite condensado, receita de família que ainda até hoje é muito apreciada pelas netas. O pai costumava levá-la a passeios e explorações na natureza. Cyntia ficava empolgada com estas atividades por serem bem diferentes das brincadeiras rotineiras. O que também a encantava era o mundo jurídico que assistia nos filmes. Desde nova sonhava em, de alguma forma, unir esses dois elementos na sua vida. E conseguiu. As aventuras com o pai e o fascínio pelo mundo das leis influenciaram suas escolhas. Prestou dois vestibulares: para o Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET (hoje Instituto Federal) e para a Universidade Federal de Goiás. Foi aprovada na CEFET, no curso de Gestão Ambiental. Três anos depois, após a conclusão do curso tecnológico, voltou a prestar vestibular para UFG, onde ingressou e formou-se no curso de Direito.   Cyntia ingressou aos 17 anos na CEFET. Gestão ambiental na época era um assunto muito novo e ela, também nova, com apenas 21 anos de idade ao fim do curso, não sabia muito bem por qual caminho seguir com o seu diploma. Decidiu, então, cursar Direito, carreira que a encantava desde a infância e que poderia proporcionar outras oportunidades de trabalho mais convencionais no mercado. Era uma época em que a formação em cursos tradicionais fazia diferença. E este curso realmente fez diferença na sua vida. Ela saiu de casa para estudar em outra cidade e foi com o diploma em Direito que ela pôde prestar concurso e ingressar em Furnas.  Um ano após concluir o curso na UFG, decidiu estudar para concursos públicos. Pouco tempo depois, Furnas abriu concurso com vaga na área de Direito para a cidade de Aparecida de Goiânia. Inscreveu-se sem muitas expectativas nem ideia do que iria fazer caso fosse aprovada. E foi aprovada. Ficou bem classificada no concurso, mas na época havia uma questão com contratação de terceirizados. Como estava dentro do número de vagas e o processo de convocação estava demorando, conseguiu ingressar em Furnas no ano de 2011, por meio de uma ordem judicial. Cyntia foi designada para trabalhar na área fundiária da empresa. Devido a sua inexperiência, no início enfrentou certa resistência dos companheiros, que já estavam no setor há mais tempo. Contudo, conseguiu se adaptar, evoluiu profissionalmente dentro da empresa e seguiu em frente.  Aprendeu e participou de processos de negociação, que implica em realizar o cadastro de toda a população impactada pelo empreendimento da empresa, avaliar os terrenos atingidos e as benfeitorias realizadas e determinar o valor de indenização a ser pago. Hoje, seu setor, que antes respondia à Diretoria de Engenharia, está subordinado à Diretoria de Administração e gerencia todos os imóveis da empresa (os vinculados ao serviço de geração e concessão e os administrativos). Cyntia é casada e não possui filhos.

Um pequeno excerto sobre a história de Cynthia No meu primeiro ano em FURNAS, a gente estava em obra, na implantação da usina hidrelétrica de Batalha [...] FURNAS me mandou para a cidade de Paracatu para participar do processo de remanejamento dos hipossuficientes, que é a população mais care...Continuar leitura

Entrevista de Cyntia Arroyo Entrevistada por Torigoe / Daniela 16/07/2021 Realização: Museu da Pessoa Entrevista número FUNAS_HV018 Transcrito por Aponte 0:00 P/1 - Qual o seu nome completo, local e data de nascimento, por gentileza? R - Meu nome é Cíntia Bernardes de Souza Arroyo, nasci em Go...Continuar leitura

Título: Nos bastidores de um empreendimento

Local de produção: Brasil / Goiânia