Maria Helena Marico Guajajara diz não lembrar com exatidão do território onde nasceu, mas lembra que junto com sua família passou por alguns lugares como o Acaruí e Faveira. Do primeiro saíram querendo se proteger de algumas doenças, logo depois da Faveira foram em direção à Areinha, lugar onde vive e acumulou diversas lembranças. Entre elas está a memória da sua brincadeira da Festa do Moqueado, que lembra de ter brincado no tempo de lua bonita, momento contado com carinho porque marcou seu momento de transição entre a infância e adolescência. Além dessa lembrança, Maria compartilha como conheceu o pai de seus filhos, que foi preso diversas vezes, segundo ela, sem precisão. Outro fato que não deixa de comentar é a sua relação com artesanato e com o canto, relembra de alguns cantos que costuma ouvir e de seu pai cantor. Também chora ao rememorar o momento do falecimento de sua mãe, dona Maria Vitória que não falava em português, só na “gíria”.

Cantoria, benzimento e cura O meu menino, aquele Valdo, foi para roça comigo e o pai. O pai dele que não tinha o que fazer, ele gosta de comer essas coisas, viu um mamão na capoeira e derrubou o mamão. Aí nós viemos, trouxemos o mamão, na caçada tava escuro e o menino que tava perto, sabe c...Continuar leitura

• Vídeo na íntegra

• Áudio na íntegra

• Texto na íntegra