Maria Gercina abre sua vida para nós e conta sobre sua família e sua infância em Laje, suas agruras e a morte de seus pais, que deixaram-na para criar seus irmãos quando tinha 17 anos. Nos conta também sobre suas passagens por Porto Velho e Natal - atrás de como viver, lavou roupa, entregou água e trabalhou em seringais. Após várias tragédias que levaram seus filhos, o único que sobreviveu, Francisco Simão de Oliveira, a fez voltar para Mutum-Paraná, o "oco do mundo" de onde não saiu mais. Lá aprendeu o ofício de parteira, que exerceu com muita habilidade e fé, ensinando-nos um pouco dessa arte no depoimento. Além disso, Maria Gercina nos fala de sua religião, de Padre Cícero Romão e nos canta músicas e repentes passados por seu pai.

No tempo do trem, fui trabalhar cortando lenha para vender feixinho. Carregava aquele feixinho na minha cabeça para vender ecomprar outras coisas para não ver meu fi lho passar fome. E andavano trem pra ir comprar remédio. Eu saía do trem e andava paratodo canto. Nisso, cheguei em Mutum-Paraná ...Continuar leitura

P/1 – Vou começar a nossa entrevista perguntando para a senhora onde foi que a senhora nasceu? R – Bem, dizia minha mãe que eu nasci num lugar por nome Santa Catarina. No entanto, meu pai andava muito, não durava, passava dois anos, três num canto, saía de novo. Então, depois fui morar nu...Continuar leitura

Título: No oco do mundo

Local de produção: Mutum-paraná - Ro