Neste depoimento, Seu Zizi fala sobre sua infância na ilha de Terra Nova, arredores de Manaus e a respeito de sua mãe, e de seu pai, um próspero comerciante da região que criou seus filhos no cotidiano do armazém que construíra para se sustentar. Seu Zizi nos conta então sobre as brincadeiras e as festas da época, e de quando seu pai morreu, o deixando aos 17 anos para tocar sua vida sozinho. A partir daí, Seu Zizi se tornou produtor de juta até ir para a Bolívia organizar um seringal - lá encontraria sua esposa, companheira de décadas ao longo das quais teve oito filhos. Além disso, Zizi nos conta sobre sua experiência no comércio voltado para as estradas de ferro e depois para o garimpo. Por fim, temos contato com suas expectativas para o futuro e seus sonhos.

A casa dos meus pais era grande e lá dentro tinha b alcões para o cara atender, tinha balança do chá e da farinha. Também tinha feijão, arroz, macarrão, todos esses negócios, e a padaria que vendia o pão. O meu pai mesm o fabricava o pão. Eu toda vida gostei de comércio. Toda vida! ...Continuar leitura

P/1 - Senhor Zizi, eu queria, pra começar, pedir para o senhor me falar o seu nome completo, a data do seu nascimento e o lugar onde o senhor nasceu. R - Meu nome é Alcimar Francisco do Casal, data de nascimento: 17 de janeiro de 1932. P/1 - E o senhor nasceu onde? R - Nasci em Terra Nova, mun...Continuar leitura

Título: No balcão de Seu Zizi

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Alcimar Francisco do Casal (Seu Zizi)