Facebook Info Ir direto ao conteúdo

Vídeo

A senhora Nicelia Santos da Silva, também conhecida como Dona Nick, nasceu em Lagoa Grande, Pernambuco. Ela trabalha como bordadeira, e pretende seguir seu sonho como uma das melhores do Brasil. Passou sua infância em Lagoa Grande, local de seu nascimento. Seu pai nasceu na Bahia, porém mudou quando era criança para Lagoa Grande. Ele trabalhava como comerciante, e com frequência viajava para São Paulo, de onde voltava trazendo várias histórias. Ele viajava de pau-de-arara e, certa noite, ele e sua família decidiram sair de Lagoa Grande, para que tivessem mais oportunidades em São Paulo.

Dona Nick menciona as novidades da época dela, como ter uma TV ou outras coisas que antes eram algo totalmente novo. Ela menciona que seus vizinhos tinham uma TV, e para ela e seus irmãos poderem assisti-la, era preciso subir em uma árvore para ver a TV através da janela. Ela menciona que era bom pra ela, já que seus irmãos trabalhavam na roça e não tinham tempo para assistir. Seu pai nunca a deixava trabalhar na roça, pois ele tinha medo das cobras que ficavam nas plantações de milho a morderem, então ela ficava em casa com a mãe. Mas ela sempre levava comida para seu pai e seus irmãos; eles trabalhavam em uma fazenda de milho e de café.

Quando Dona Nick tinha 7 anos de idade, era difícil ter água, mas isso não os impedia de poder lavar a louça; eles pegavam uma bacia e tiravam a água de um poço que havia ali perto de sua casa. Assim, eles armazenavam a água em potes e bacias. Não havia eletricidade em sua casa, então eles tinham um fogão a lenha, e o fogão mais moderno de sua época (pelo menos em sua cidade) era um fogão com uma estrutura de tijolo e por dentro era abastecido por carvão.

Palavras-chave: imigração, tecnologia, trabalho

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios