Neyde Rossi nasceu para a dança. Considera-a a sua vida. Aos sete, oito anos já se apresentava, guiada por Madame Olenewa. Foi para o ballet do IV Centenário da cidade de São Paulo. Foi solista, corpo de baile, primeira bailarina, aprendeu todos os papéis. Esteve entre os maiores, aprendeu com eles. Tornou-se uma das maiores. Dá aulas ainda hoje e, paralelamente, toca uma lavanderia. Considera que ali faz amigos e atende ao seu ideal de limpeza. Como professora, o que lhe importa é que seus alunos sejam felizes através da dança e que por causa dela vejam o mundo de outra maneira. Independentemente de talento ou possibilidades. Não abriu mão da própria felicidade; teve-a através do casamento e da maternidade. Mas, primordialmente, pela dança.

Nasci em São Paulo, no dia 19 de julho de 1938. Meus avós, tanto paternos quanto maternos, foram imigrantes do Norte da Itália. O meu pai, nascido brasileiro, foi para a Europa com toda a família, com quinze, dezesseis anos, por conta da doença de uma das irmãs, que acabou falecendo por lá. O...Continuar leitura

Projeto Conte Sua História Depoimento de Neyde Rossi Entrevistada por Luisa Gallo São Paulo, 31/01/2019 Realização Museu da Pessoa PCSH_HV714 Transcrito por Mariana Wolff Revisado e editado por Paulo Rodrigues Ferreira P/1 – Neyde, obrigada por ter vindo aqui contar a sua história. A gen...Continuar leitura

Título: Neyde, um arquivo coreográfico

Local de produção: Brasil / São Paulo