Em seu depoimento, Hilda Amasifuén Picota, que é uma liderança indígena e nasceu na comunidade Nova Saposoa, no Equador, nos conta sobre o seu nascimento na comunidade indígena e os costumes do povo Shipibos, do qual faz parte, que são muito depreciativos para as mulheres. Relembra os primeiros anos de sua infância em que pôde estudar, mas que logo ao se apaixonar, larga tudo. No entanto, seu casamento é benéfico, pois o seu marido a apoia em suas suas lutas, que aparecem posteriormente, o quê raramente acontece entre os indígenas. As mulheres costumam ser maltratadas e a luta de Hilda sempre foi para educar os povos para que isso não ocorra mais.  Por fim, narra a sua participação no Encontro Continental de Lima quando passou a integrar a  REDELAC (Rede Latino-Americana e do Caribe de Mulheres Trabalhadoras Rurais) e começar a pensar nas questões sociais e políticas que afligem as mulheres além das fronteiras de sua comunidade.

Projeto Perpetuando a Rede LAC Entrevistada: Hilda Amasifuén Picota Entrevistadora: Vanete Almeida (Rede LAC) Lugar da entrevista: Local del Club de Madres Rabin Rama Data da entrevista: Dezembro 2007 Código: RedeLAC_HV022 Transcrição: Joana Rodrigues Tradução: Naila Freitas / Verso Tradutore...Continuar leitura

Título: Na capacitação, a conscientização.

Local de produção: Equador / Local Del Club De Madres Rabin Rama

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Hilda Amasifuén Picota