José de Oliveira Borba relembra que desde pequeno ajudava seu pai com os afazeres do sítio, como o de cortar a lenha e o de ir buscar água na cacimba. Como filho de agricultor, teve a oportunidade de estudar na escola rural, mas estudou, também, na escola da cidade e foi neste período que começou a frequentar a Estação de Tracunhaém como praticante de telegrafia para aprender e treinar o Código Morse. José Borba começou na Rede como telegrafista safrista, até ser promovido a sub-agente da Estação Central de Recife, um terminal de passageiros, com muitos funcionários e um movimento bastante intenso. Relembra sobre o período que se aposentou e entrou na Associação de Ferroviários Aposentados do Nordeste (AFAN). Sua narrativa está permeada de frases em código Morse, mostrando que este alfabeto ainda vive na memória dos que foram ferroviários.

Projeto Um Trem de Histórias Registro e Disseminação dos Saberes e Ofícios da Rede Ferroviária do Nordeste - Módulo Pernambuco Depoimento de José de Oliveira Borba Entrevistado por Marcia Ruiz e Fernanda Prado Recife, 08/04/2010 Realização: Museu da Pessoa Entrevista Número: MRFP_HV005 Tra...Continuar leitura

Título: N: ponto-linha. R: ponto-linha-ponto

Local de produção: Recife

Autor: Museu da Pessoa Personagem: José de Oliveira Borba