Cheia de ironias e reviravoltas, a vida do paulistano João Carlos Martins renderia um roteiro de filme – como já aconteceu, aliás. Ao contar sua história, ele resumiu alguns dos pontos altos desse enredo. Lembrou-se de seu pai, português de Braga, que o incentivou a se envolver com as artes e, sobretudo, com o piano. Recordou-se do primeiro concurso que ganhou, por já dominar o instrumento, aos oito anos de idade, e de sua carreira prodigiosa, pelo Brasil e pelos Estados Unidos. Falou dos acidentes que, por duas vezes, o tiraram dos palcos, exatamente por terem interferido na principal ferramenta de um pianista: as mãos. João Carlos, no entanto, nunca deixou que essas pausas em sua carreira fossem definitivas. Em um dos trechos mais emocionantes, ele revelou o sonho em que o célebre maestro Eleazar de Carvalho apareceu para lhe indicar um novo caminho na música. Foi aí que o pianista se tornou também regente, montou a Bachiana Filarmônica Sesi-SP e criou um projeto de formação de orquestras no interior do Brasil – um antigo desejo de Villa-Lobos que ele se dispôs a, enfim, realizar.

João Carlos Martins, nasci em 25 de junho de 1940, em São Paulo. Meu pai, José da Silva Martins, nasceu em 1898, na cidade de Braga, no norte de Portugal, e faleceu aos 102. E a minha mãe Alay Gandra Martins, de Ribeirão Preto, nasceu em 1907, no dia 16 de julho. Meu pai foi filho de uma mãe...Continuar leitura

Projeto Conte Sua História – Celebração do Sorriso Depoimento de João Carlos Martins Entrevistado por Karen Worcman e Lila Schnaider São Paulo, 11/08/2017 Realização Museu da Pessoa Projeto PCSH_HV576 Transcrito por Liliane Custódio Revisado por Viviane Aguiar P/1 – Bom, maestro, eu q...Continuar leitura

Título: Música e perseverança

Local de produção: Brasil / São Paulo