Para Neusa Imaculada de Faria Pereira, o caminhão e o bordado sempre estiveram presentes em sua vida. Sobre o caminhão, Neusa se lembra de quando o pai, caminhoneiro, voltava das grandes viagens com um brinquedo novo ou frutas ou novidades da região e também dos passeios de caminhão nas lagoas, próximo a Abaeté, cidade em que cresceu. Neusa aprendeu a dirigir o caminhão com o pai e, quando podia, o acompanhava nas viagens. Já casada, Neusa pegava o caminhão, aos poucos, para ajudar o marido e, finalmente, quando a família se mudou para Paracatu, ela tirou a carteira e passou a fazer viagens com o caminhão carregado, o que era surpresa para muitos homens que a viam na rodovia BR040. Ao lado do caminhão, o bordado, ofício que aprendeu com uma prima, aos 8 anos de idade, com um pedaço de arame e barbante do novelo feito a partir dos sacos de arroz. Com o tempo, foi treinando, treinando... Quando, já em Paracatu, ela e o marido já tinham montado um depósito de material de construções, para não ficar sem fazer nada, voltou a praticar alguns pontos, as pessoas começaram a se interessar e, a partir daí, Neusa começou a dar aulas de bordado. Isso já faz mais de 20 anos!

A primeira vez que eu pus a mão em um volante foi em um [caminhão] FeNeMê, daqueles grandões. O meu pai me levou lá para um lugar que eles falavam campo de aviação em Abaeté [GO], era onde todo mundo treinava, aí ele me pôs pra dirigir esse FeNeMê. Fomos algumas vezes lá, eu fui tr...Continuar leitura

Projeto Kinross Paracatu Depoimento de Neusa Imaculada de Faria Pereira Entrevistado por Fernanda Prado e Luís Gustavo Lima Paracatu, 06/06/2017 Realização Museu da Pessoa KRP_HV07_Neusa Imaculada de Faria Pereira Transcrito por Mariana Wolff P/1 – Neusa, bom dia. R – Bom dia! P/1 – P...Continuar leitura

Título: Mudança de direção ao ponto certo

Local de produção: Paracatu