Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Odila Veronesi Borges
Por: Museu da Pessoa, 7 de outubro de 1992

Minha vida para os filhos

Esta história contém:

Minha vida para os filhos
fechar

Do mesmo jeito

Essa fotografia foi tirada no Clube Náutico durante a primeira visita de Odila à sua filha Márcia, que havia ido morar em Brasília. É um momento marcante para Odila pois sentia muita saudade da filha e ainda não havia tido oportunidade para rever e curtir a filha. Esq.-dir.: Iolanda, Josefa, Odila e Márcia (filha de Odila).

período: Ano 1985
local: Brasil / Distrito Federal / Brasília
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Memória Oral do Idoso

Depoimento de Odila Veronesi Borges

Entrevistado por Josi e Verônica

São Paulo, 7 de outubro de 1992

Realização Museu da Pessoa

Entrevista MOI_HV007

Transcrito por: Fernanda Regina

P/1 - Qual o nome da senhora?

R - Odila Veronese Borges?

P/1 - Qual local de nascimento?

R - São Carlos.

P/1 - E a data de nascimento?

R - 28 de julho de 1932.

P/1 - Nome e local de nascimento dos pais.

R - Meu pai, Antônio Veronese, nasceu em São Carlos e minha mãe é (Decilde?) Barbin Veronese, nasceu em Bebedouro parece.

P/1 - O nome e local de nascimento dos avós.

R - Meus avós... Eu sei que são da Itália, meu avô, mas eu não sei que lugar da Itália, agora minha avó parece que é na Itália em Veneza.

P/1 - Qual o nome?

R - Meu avô da parte da minha mãe, você fala?

P/1 - É.

R - Da minha mãe é Ângelo Barbin e Hortência (?).

P/1 - A senhora poderia falar um pouquinho sobre a sua família...

R - Minha família?

P/1 - É. A casa que morava, número de irmãos...

R - Há mais de 50 anos que eu moro na Mooca, quer dizer, eu morei em outro bairro, mas eu era muito pequena não lembro como é que era, no Tatuapé. Agora que eu me lembro bem é da Mooca, onde eu moro até hoje, na Major Basílio. E minha infância foi quase igual das outras crianças, né?

P/1 - Como quase igual as outras?

R - Da minha da minha época, eu quero dizer, né? Porque quando eu era criança, na minha época não era assim, os brinquedos não modernos que nem agora, tudo coisa antiga, a gente morava no barracão de madeira que meu pai comprou. E a gente ia na escola, né?

P/1 - A senhora morava aonde nessa época?

R - Na Major Basílio mesmo, o que eu me lembro é de morar na Major Basílio, sabe? Quando minha mãe morou em outros bairros, no Tatuapé, eu era muito pequena, aí não dá para lembrar, né? Agora a minha infância tudo que eu me lembro foi na Mooca mesmo. Foi até que uma infância bonita... Até meus 15 anos foi muito bom,...

Continuar leitura

Título: Minha vida para os filhos

Data: 7 de outubro de 1992

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Odila Veronesi Borges
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios