Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Minha historia...Minha vida.

Esta história contém:

Projeto Memória Local

Produção Textual

Entrevista com o Depoente

Donizeti Aparecido Fragoso nasceu em Alto do Paraná (PR) no dia 26 de outubro de 1967, filho de dona Hilda Mendes Fragoso e o senhor José Alves Fragoso e tem quatro irmãos: Élcio, Aluísio, José Antônio e Maria Salete.

Seus avós paternos e maternos vieram da zona rural de Minas Gerais, eles eram muito rígidos, bravos e por conta disso Donizeti também é firme e rígido com seus alunos.

Seus pais se conheceram em uma festa numa fazenda, na cidade de Cruzeiro do Sul (PR), namoraram e depois se casaram. Os mesmos sempre trabalharam na lavoura (sítio).

Nosso depoente nos contou das boas lembranças que marcaram a sua infância, da casa de madeira bem alta com porão, as janelas bem grandes de madeira. No porão era o lugar onde sempre entrava para brincar.

As brincadeiras eram bem diferentes das de hoje, brincavam de pega-pega, pega-ladrão, cobra-cega, mãe da rua e betis.

Ele nos relatou que amigos são fundamentais na vida de uma pessoa, quem tem amigos de verdade tem respeito um pelo outro, divide os problemas. Até hoje o Prof. Donizeti ainda encontra com seus amigos de infância, nesses encontros falam com saudades do tempo que passaram juntos.

A primeira escola onde estudou ficava na Zona Rural, chamava-se Escola Municipal Gabriel de Lara, localizada em um sítio, foi construída com madeira, tinha uma sala só, havia um espaço bem grande onde se sentavam para esperar a professora.

Uma das professoras que marcou muito a sua vida foi a Profª Marli, quando cursava a 3ª série, os alunos acreditavam na professora, tinha muito respeito. Por nossa vida passam professores que nunca iremos esquecer.

Nesta época ele teve muita dificuldade, pois a escola era muito longe da sua casa, ia com um grupo de amigos de carro e voltavam de ônibus.

Com doze anos estudava a noite, um dia chegou à escola e percebeu que não tinha aula, então foi para a rodoviária, lá conheceu...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.