Francisco Alves Teixeira ou Cacique Alberto, como prefere ser chamado, nasceu em 20 de agosto de 1948 na Mata Queimada, em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza. Casou-se aos treze anos com a índia Tapeba Raimunda, com quem teve 12 filhos. Depois, casou outras duas vezes. Neto do cacique Perna-de-Pau, muito lembrado na memória dos Tapeba, ele recebeu do pai a designação de cacique ainda quando criança, mas que se confirmou quando ele tinha 18 anos. Segundo ele, a luta dos índios passa pela demarcação de 5.000 hectares de terras dentro do município de Caucai. Seu depoimento conta sobre as dificuldades e aprendizados de quem viveu muitas experiências e que hoje tem o dever de ensinar e guiar seu povo frente às demandas da vida moderna. Essa história relata ele fala dos aprendizados que vivenciou para ser um líder para a sua comunidade.

Eu me chamo Francisco Alves Teixeira e nasci em 20 de agosto de 1948 na comunidade do Trilho, na Mata Queimada, em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza. Eu nasci numa sexta-feira e tinha uma doença. A mamãe achava que eu não ia escapar. Fizeram a promessa e, hoje, me chamam de Francisco. M...Continuar leitura

P/1 – Cacique Alberto, primeiro eu gostaria de agradecê-los por poder conversando aqui debaixo dessa árvore com o senhor. Para começar, queria que o senhor falasse o seu nome completo. R – Quando eu nasci, em 1948, no dia 20 de agosto, era uma sexta-feira. Eu tinha um problema, uma doença, e...Continuar leitura

Título: Meu pai me ensinou a rezar

Local de produção: Brasil / Caucaia, Ceará