Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Metamorfose

Esta história contém:

Metamorfose

Vídeo

Um pequeno excerto sobre a história de Sergio

Vivi a época do movimento hippie. Eu tinha um cabelão, andava com calça jeans, toda rasgada. Meu irmão fazia muito trabalho manual, bolsa de couro, chinelo de couro com sola de pneu. E era assim que eu entrava na faculdade, chegava lá, aquele monte de gente, todo mundo de terninho e gravata. Chegava eu com aquelas bolsas comprida, cabelo, eu parecia um ET no meio daquele povo. Eu me lembro, que eu tinha um professor, foi o único que me entendeu. Era um professor de português, na faculdade. Ele um dia chegou e falou: eu fui ver um espetáculo ontem, que eu tenho certeza que você vai gostar. Eu falei: Ah é! Ele falou: é! chama Gospel, é um musical que tá acontecendo lá em Botafogo, na Amélia Barreto, num circo. Eu fiquei com aquilo na cabeça, e aí eu fui ver, e aquilo mudou a minha vida.

Em Furnas eu entrei quando tinha 20 anos. Eu entrei em 1975. Eu estava terminando a minha faculdade de Ciências Contábeis, eu terminei no semestre seguinte. Foi até um problema sério, quem me indicou, era o pai de um amigo nosso, morava no nosso prédio, lá em Caxias. E tinha um irmão dele, que era gerente lá, contador na Fundação Real Grandeza de Furnas. Aí abriu a inscrição, aí ele falou: tem uma prova lá, você não quer fazer? Eu fui, fiz! Mas foi assim, você se inscrevia, e era uma prova objetiva, era uma prova de contabilidade, era uma prova dificílima. Mas eu consegui passar, meu irmão não passou. E aí foi assim que eu entrei. Eu era funcionário de Furnas, cedido para a Fundação Real Grandeza, que é a fundação de previdência social que existe até hoje. Aí trabalhei lá durante 13 anos, como contador, foi quando eu vim para Furnas.

A minha virada mesmo, profissional, foi no finalzinho da década de 80 e início de 90. Que eu deixei a engenharia. Eu não cheguei nem a cogitar ser engenheiro de Furnas, quando eu estava terminando a engenharia, foi quando eu viajei para França e...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Entrevista de Sérgio Coelho

Entrevistado por Torigoe / Daniela

02 de agosto de 2021

Projeto: Memória de Furnas

FURNAS_HV026

0:00

P/1 - Qual é o seu nome completo, local de nascimento e data, por gentileza?

R - Meu nome é Sérgio Coelho Pinheiro, eu nasci em Tubarão, Santa Catarina, no dia 23 do 2 de 1955.

0:32

P/1 - Sérgio, a sua mãe, o seu pai, ou alguém da sua família, chegou a contar para você como é que foi a sua gestação? Como é que foi o dia do seu nascimento?

R - Eu nasci numa quarta-feira de cinzas, eu acho que por isso que eu adoro o carnaval, eu sou um folião nato, para mim a coisa mais difícil esse ano foi não ter pulado o carnaval. Mas enfim, eu nasci em Santa Catarina, meu pai trabalhava na Siderúrgica Nacional e ele foi transferido para lá. Minha família é toda mineira, eu sou o único que não sou mineiro. Meu pai morou lá durante quatro anos. A minha gestação foi normal, eu tenho um irmão mais velho, um ano e quatro meses mais velho que eu. Eu nasci numa quarta-feira. Na época eles ficavam muito sós, porque a família toda aqui em Minas, e a gente morando lá no Sul, muito frio, essas coisas. Tanto que eu não conheço nem os meus padrinhos, meus padrinhos são lá de Tubarão, eu não conheci, porque eu vim de lá com 4 anos de idade. Mas o que eu sei é que foi uma gestação normal e eu nasci numa quarta-feira de cinzas.

1:54

P/1 - Sérgio, fala um pouquinho da sua mãe, qual é o nome completo dela? Fala um pouquinho da família da sua mãe e do seu pai, por favor?

R - A família do meu pai, o meu avô era médico, Dr. Lacerda, Antônio de Lacerda de Pinheiro. Minha avó Lola, na verdade Lola era o apelido, mas o nome dela era Ana Bonfim Pinheiro, que era professora. Eles são de Eugenópolis, interior de Minas, perto de Muriaé, Zona da Mata mineira, essa família do meu pai. E a família da minha mãe, meu avô Jair, Jair Soares Coelho, minha avó, Irma Guedes Coelho, eles são de Minas também, moravam...

Continuar leitura

Título: Metamorfose

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios