*Nora Nogueira*
A bem da verdade só fui entender a revolução de 1964 bem mais tarde, e tenho certeza que somos fruto, vivo, dela.
Sua influência foi direta e objetiva na educação, e fomos o objeto de suas convicções, projetos e ações! A educação voltada ao mercado de trabalho e ao patriotismo. Em nossa rotina diária, o rigor na formação de filas por classe e o canto dos hinos pátrios é a representação icônica dessa filosofia!
Outra expressão dessas ações foi a instituição das disciplinas de EMC (Educação Moral e Cívica) e OSPB (Organização Social e Política Brasileira) e a extinção das de Sociologia e Filosofia!
Nora Nogueira, nossa professora de EMC/OSPB, surge em minha memória ao solicitar um trabalho de “cobertura” das eleições para o senado, por São Paulo, entre Orestes Quércia (MDB) e Carvalho Pinto (ARENA).
Eu era “tarado” por jornais e saí colecionando artigos e mais artigos sobre as eleições de 1974. Contando ainda com a colaboração de meu pai!
Ela, perto da gatíssima Elizabeth Potenza e a imponente Mariza, estava, na visão de um menino de 14 anos, mais próxima de uma dinâmica “nonna”. Calma e atenciosa ganhou lugar de destaque em meu subconsciente ao oferecer um “reforço positivo” público, elogiando meu empenho ao fazer o trabalho sobre as eleições!
Lembro ainda quando ela nos deu um breve relato de seu currículo profissional e de sua rotina na época em que lecionou em escolas rurais no interior de São Paulo. Atualmente isso é um desafio. Imaginem naquela época!
Hoje, gostaria muito de conversar sobre essa experiência da vida dela! Gozado... cada época de nossa vida, desperta interesses *muiiiito* diferentes!