Samuel Blay nasceu em 29 de novembro de 1922 em São Paulo. Filho de Leon e Dora Blay, em sua entrevista ao Museu da Pessoa conta sobre a origem polonesa e judaica de seus pais e de como foi a luta deles para vir ao Brasil buscando melhores condições. Traz diversas histórias sobre como era o trabalho para ele desde cedo, a casa que conseguiram construir na região do Brás, uma das primeiras cerimônias de Bar Mitzvah para um de seus irmãos. Conta sobre as dificuldades que enfrentou com o falecimento dos pais, os rumos que teve de buscar pelo trabalho, os eventos e fatos curiosos sobre a cidade como as porteiras do Brás e também sobre como tem sido sua vida nos dias de hoje, enquanto aposentado e mais distante da agitação de outrora.

Depoimento do Acervo do Museu da Pessoa Entrevista de Samuel Blay Entrevistado por Rosali Henrique e Sandro Cajé São Paulo, 30/10/1999 Entrevista MA_EA_HV110 Transcrito por Diana Blay Revisado por Gustavo Kazuo P/1- Boa tarde, Sr. Samuel! R - Boa tarde. P/1- Nós gostaríamos de começar a noss...Continuar leitura

Título: Memórias de uma vida de luta no Brás

Local de produção: São Paulo

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Samuel Blay