José Reis da Silva nasceu em São Roque de Minas, no dia 05 de fevereiro de 1946. Perdeu a mãe muito cedo e foi criado pela avó em Passos (MG); mulher forte, carinhosa, que cuidou de 8 netos com muito zelo. José Reis viveu na “capital do sudoeste mineiro” até se casar e lembra com afeição dos eventos familiares e das festas religiosas. Em sua narrativa, conta com detalhes o início de sua trajetória no mundo da construção civil, cita a epopeia de conseguir emprego, perambulando entre municípios em busca de oportunidades, e, se por um lado destaca a dificuldade, também recorda da solidariedade, do auxílio de muitos que, assim como ele, vagavam em procura de obras e trabalho. Foi em Ribeirão Preto que conseguiu uma oportunidade que mudaria sua vida. Em 1976, conseguiu a vaga de ajudante de eletricista para trabalhar na construção do Hospital das Clínicas. Dentre idas e vindas, acabou se estabelecendo no município, onde, além de se tornar um grande eletricista, tendo experiência na indústria e na construção civil, universo o qual relata causos, embates e desafios, construiu sua morada, sua rede de amigos, que de tempos em tempos lota sua casa para um feijoada na Vila Tibério.

Meu nome é José Reis da Silva, nasci em cinco de fevereiro de 1946, em São Roque de Minas, Minas Gerais. Eu conheci meu avô e avó materna. Vou falar mais da minha avó porque meu avô morreu bem rápido. Eu era bem criança quando ele faleceu. Tinha uns dez anos, só. Agora, com minha avó, eu ...Continuar leitura

ENTREVISTA DE JOSÉ REIS DA SILVA ENTREVISTADO POR DANILO EIJI LOPES RIBEIRÃO PRETO, 4 DE JUNHO DE 2019 PROJETO VEDACIT ENTREVISTA NÚMERO PCSH_HV774 TRANSCRITO POR SELMA PAIVA P/1 – Para o nosso registro, eu queria que você falasse o nome completo, a data e o local de nascimento. R – Me...Continuar leitura

Título: Memórias de um eletricista em Ribeirão Preto

Local de produção: Brasil / Ribeirão Preto