Em sua conversa, Mestre Conga fala de sua família, de raiz meeira, e de sua infância na Vila Maria Brasilina. Descreve a gestação da cidade de BH para além da Avenida do Contorno, de sua experiência escolar e dos primeiros desfiles de escola de samba da capital. Fala da origem de seu apelido, a retomada dos desfiles em 1945 e a criação de novas escolas a partir desta data. Versa sobre como funciona o desfile e a gestão de uma escola de samba e narra sua visita ao Rio, através da qual traz melhorias para o samba belorizontino. Relembra seu contato com o Teatro Experimental do Negro (TEN), algumas de suas mais famosas canções e fala brevemente sobre o carnaval belorizontino atual.

O racha é na Remodelação da Floresta é pelo seguinte... Racha é só o nome porque só eu saí de lá. Eu era um bom passista, modéstia à parte falando, e num concurso individual de associados eu me sagrei Cidadão Samba de 1948, morando na Concórdia. Concórdia não tinha bloco, não tinha n...Continuar leitura

Projeto Belo Horizonte Surpreendente Depoimento de Mestre Conga Entrevistado por Lucas Torigoe Belo Horizonte, 19 de setembro de 2019 Realização Museu da Pessoa PCSH_HV823 _ rev. Transcrito por Fernanda Regina Revisado por Paulo Rodrigues Ferreira P/1 – Vamos começar então, Mestre? Con...Continuar leitura

Título: Lourdes Maria: a Tia Ciata de BH

Local de produção: Brasil / Belo Horizonte