Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 18 de junho de 2021

Liberdade é não ter medo!

Esta história contém:

Liberdade é não ter medo!

Vídeo

Meu nome é Mariana Cardoso Furtado Silva. Nasci em primeiro de setembro de 1992, em São Paulo. Herbert Furtado Silva é meu pai, e Cremilda Maria Cardoso é a minha mãe. Eu tenho os meus vôs dos dois lados, e as minhas avós faleceram antes de eu nascer. Tanto o avô materno quanto o paterno são do interior de Minas Gerais e moravam num contexto mais rural. Eles fizeram essa migração pra cidade quando foram pra Brasília. O meu pai trabalhava no Carrefour, em Brasília, e a minha mãe também - eles se conheceram lá. Do lado paterno, é uma família negra, afrodescendente. Do lado da minha mãe, acho que é portuguesa e indígena.

Eu nasci em São Paulo por conta do trabalho do meu pai, pois ele era sempre transferido. O meu pai é administrador de empresa, e no Carrefour ele trabalhava enquanto diretor de lojas, por isso as transferências. Então, saía de dirigir uma loja em Ribeirão, ia dirigir no Rio, ia mudando. E agora ele trabalha no Supermercado Savegnago.

Mas aqui em Ribeirão, eu moro no mesmo prédio de quando a gente mudou. A gente saiu de Ribeirão e voltou pro mesmo prédio. Eu moro aqui na Campos Salles com a Barão de Amazonas, bem no Centro de Ribeirão. Da cidade, na infância, eu lembro bastante do Museu da Cana. A gente tinha que tirar o sapato, colocava aquelas pantufinhas. Era um superpasseio. E eu lembro muito de a gente passear em parque, andar de bicicleta, porque o meu pai levava a gente. E de ir comer fora, em restaurante.

Eu estudei no COC desde pequena. Sempre fui boa aluna, sempre adorei estudar, até porque tinha muita atividade curricular na escola. Mas eu sempre fui muito de Humanas, e no comércio, o contato interpessoal - essa visão de mundo que a gente tem que ter - traz História e Geografia. No nosso comércio específico, que é um brechó, um consumo consciente, essa visão crítica aparece, e isso já era indicado na escola pelo meu fascínio por História e Geografia. Mas aí eu fui...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio de Ribeirão Preto

Entrevista de Mariana Cardoso Furtado Silva - Elétrica Brechó

Entrevistada por Cláudia Leonor Oliveira e Luís Paulo Domingues

Ribeirão Preto, 18 de junho de 2021

Entrevista MC_HV055

Transcrita por Selma Paiva

Conferência por Ana Eliza Barreiro

(00:43) P1- Bom, Mariana, pra começar, eu gostaria que você dissesse o seu nome completo, a data de nascimento e o local que você nasceu.

R- Meu nome é Mariana Cardoso Furtado Silva. Nasci em primeiro de setembro de 1992. Eu nasci em São Paulo. São Paulo, capital. 00:43

(01:03) P1- Legal. Qual é o nome do seu pai e da sua mãe?

R- Herbert Furtado Silva, o nome do meu pai. O nome da minha mãe é Cremilda Maria Cardoso.

(01:13) P1- Legal. Você conhece, teve conhecimento, assim, dos seus avós? Você ainda tem os seus avós vivos?

R- Eu tenho os meus avós dos dois lados. É, né? Os meus vôs, né? Os meus vôs dos dois lados. E as minhas avós faleceram antes de eu nascer, as duas, né?

(01:35) P1- Ah, você não conheceu. Você quer dizer o nome delas, pra ficar gravado? Como história de vida é legal ter o nome dos avós.

R- Eu não sei. Eu não sei o nome das minhas avós.

(01:45) P1- Não conheceu, né? Está certo.

R- Não conheci. Elas faleceram muito antes da gente nascer, eu a minha irmã nascermos. Eu não sei nem o nome.

(01:52) P1- Não, mas tudo bem. Mariana, e você sabe o que os seus avós faziam, assim, profissionalmente?

R- Não.

(02:00) P1- Eles moravam em São Paulo, também? Como que era?

R- Não. Tanto o materno, quanto o paterno, são do interior de Minas Gerais. Mais da região norte. Patos de Minas, mais ou menos naquela região ali. E ambos moravam num contexto mais rural, não era urbano. Eles fizeram essa migração pra cidade quando eles foram pra Brasília. Ambas, também, as famílias, tanto do lado da mãe, quanto do lado do pai, fizeram essa migração nesse contexto aí, de inauguração de Brasília, né?

(02:33) P1-...

Continuar leitura

Título: Liberdade é não ter medo!

Data: 18 de junho de 2021

Local de produção: Brasil / Ribeirão Preto

Pesquisador: Ana Eliza Barreiro
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios