Rosalia Mary Wentz Biazus, natural de Chapecó (SC), conta como foi crescer numa cidade pequena. Lá que estudou, brincou e se desenvolveu. Rosalia conta em seu depoimento como foi ter contato com um estudante intercambista, estrangeiro, numa cidade pequena e  também como essa vontade ficou latente. Foi quando estava namorando um rapaz, na sua mocidade, que conheceu o marido, que tinha acabado de chegar à cidade. Terminou o namoro com o primeiro e casou-se com Jaime, com quem está casada até hoje e tem três filhos. Quando seu filho mais velho completou 15 anos, Rosalia lembrou-se do AFS e entrou em contato para se informar de como mandar seu filho e, em seguida, foi convidada a montar o comitê de Chapeco. Seu filho foi da primeira turma da cidade e desde então Rosalia tem trabalhado como voluntária, chegando a assumir o cargo de Diretora Regional. Seus três filhos fizeram intercâmbio e ainda Rosalia conta um pouco da experiência de ser mãe-hospedeira.

A história toda foi em 1971. Um amigo nosso, meu e de minha irmã, começou a estudar em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e soube do AFS, do Comitê de Santa Maria. Aí ele esteve em Chapecó, eram férias de inverno e nos encontramos depois de ir ao cinema e ele nos acompanhou até em casa e nos...Continuar leitura

P/1 – Rosalia, muito obrigada por você ter vindo até aqui pra conversar com a gente, contar sua história, contribuir com o projeto. E pra começar eu queria que a senhora falasse o nome completo, o local e data de nascimento. R – Ok, eu é que agradeço, na verdade, essa oportunidade. Meu Ro...Continuar leitura

Título: Lançando para a vida, para o mundo

Local de produção: Brasil / São Paulo