Nascida em 1937, Neusa testemunhou as mudanças por que São Paulo, sua cidade natal, passou ao longo do século XX. Da infância, guarda lembranças de endereços que se transformaram completamente, como a região da casa dos avós paternos, de onde ela e a prima fugiam para brincar no Parque Trianon, atravessando uma pacata Avenida Paulista que ainda tinha bondinhos e casarões “chiques”; e o sítio dos avós maternos, que não tinha nem luz elétrica – apenas “lampião, lamparina e vagalume” –, e acabou se tornando, hoje, um bairro movimentado da Zona Norte da cidade. Da casa da Vila Mariana, onde vivia com os pais e a irmã, ela também fala com carinho. Ali, os dias pareciam mais longos e se dividiam entre as horas dos estudos de piano, das lições de casa e das brincadeiras no imenso quintal. Neusa nunca se casou e sempre soube ser sua melhor companhia. Em 1970, embarcou, sozinha, em uma viagem de dois meses pela Europa – desde então, conhecer o mundo é uma de suas grandes paixões.

Nasci em São Paulo, capital, na Maternidade São Paulo, no dia 19 de novembro de 1937. Meus avós maternos eram de Portugal, minha avó de Trás-os-Montes e meu avô de Figueira da Foz. Minha avó veio grávida e, no meio da viagem, ela teve o filho, que é o meu tio mais velho, Antônio, mesmo nom...Continuar leitura

Programa Conte a sua História Depoimento de Neusa Ramos Ferraz Entrevistada por Carol Margiotte e Nori Navarro O. Marchini São Paulo, 23/05/2018 Realização: Museu da Pessoa PCSH_HV680_Neusa Ramos Ferraz Transcrito por Eliane Miraglia Revisado e editado por Viviane Aguiar P/1 – Obrigada, Neu...Continuar leitura

Título: Lampião, lamparina e vagalume

Local de produção: Brasil / São Paulo