Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

José Araripe Júnior

Esta história contém:

P - Eu gostaria que você se identificasse. Falasse seu nome, data e local de nascimento. R - Eu sou José Araripe Júnior, José Araripe Cavalcante Júnior, eu nasci em Ilhéus, em 7 de julho de 1959. P - Qual é a sua atividade? R - Eu sou artista plástico de formação acadêmica, mas o que eu faço mesmo é direção de filmes, eu escrevo e dirijo filmes. P - Diz algum que você fez. R - Eu fiz alguns curtas, inclusive alguns conhecidos e premiados como Mr. Abracadabra, que é um curta que ganhou muitos prêmios nos festivais de que participou. Radio Gogó, que é outro curta, o Pai do Roca, que é um média que faz parte de um longa metragem chamado Três Histórias da Bahia, e estou terminando um longa metragem que deve ser lançado agora este semestre chamado Esses Moços. É um filme passado na cidade de Salvador, na cidade baixa, é uma historia que tem muita a ver com a memória e desmemoria, que eu fui buscar algumas coisas do meu avô. A minha família tem um problema de longevidade e de Mal de Alzheimer. Todos vivem muito tempo, mas uma boa parte do resto da vida de uns 70 até uns 100... No caso, meu avô taria fazendo hoje 110 anos, ele morreu com 100 anos João Alencar Araripe. Meu avô, quando ele começou a desenvolver o Mal de Alzheimer, ele às vezes saia e se perdia, a gente passava um ou dois dias procurando ele, tinha que pôr na rádio. Esse filme de alguma forma eu fui buscar um pouquinho desta memória que eu tinha do meu avô, desta memória da desmemoria, e criei um personagem que é um músico na estrada de ferro que tem um surto e fica sem memória, e duas crianças de rua encontram ele e vão tentar levar ele para casa. Durante 48 horas acontece uma série de envolvimentos entre eles, pequenos conflitos e pequenas relações de afetividade que vão mudar a vida dos três nesta jornada de 48 horas. P - É quase García Márquez, uma vida muito longa e uma parte dela sem memória. R - Minha mãe, esta sim,...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: José Araripe Júnior
Local de produção: Fórum Cultural Mundial, Anehmbi, São Paulo-sp
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Depoimento vivo
Vídeo Texto

Max de Alencar Araripe

Depoimento vivo
Uma vida na Vale
Vídeo Texto

Shirley Virgínia Coutinho

Uma vida na Vale
AUTOBIOGRAFIA de Lucélia Muniz da França
Texto

Lucélia Muniz da França

AUTOBIOGRAFIA de Lucélia Muniz da França
Meu Araripe (13/10/2005)
Texto

Oscar Araripe

Meu Araripe (13/10/2005)
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.