João Marcos dos Santos Varella nasceu no ano de 1942 em São Paulo, passando a maior parte de sua vida no bairro da Aclimação. Conseguiu um emprego em uma construtora aos dezoito anos de idade, após ser indicado para um amigo de seu pai. Iniciou o curso de Engenharia e desistiu, após um ano, a fim de ir atrás do que realmente gostava: Psicologia. Nessa entrevista, João Marcos perpassa o período de sua graduação, onde participou da União Estadual dos Estudantes [UEE] e apresentou peças de teatro no Teatro da Universidade Católica [TUCA], assim como a sua trajetória profissional, do início de sua carreira como psicoterapeuta até o trabalho atual, onde realiza orientação profissional e de empreendedorismo para executivos. Ele também comenta sobre o Grupo de Estudos de Recursos Humanos (GERH), do qual é membro há 25 anos.

P1 – João Marcos, eu queria que você começasse dizendo seu nome completo, local e data de nascimento.R – Eu nasci em São Paulo, meu nome completo é João Marcos dos Santos Varella e eu nasci no dia 29 de dezembro de 1942. Eu cresci em São Paulo, estudei em colégio estadual e depoi...Continuar leitura

Projeto GERH Depoimento de João Marcos dos Santos Varella Entrevistado por Stella Tredice e Vanessa Higa Itu, 30/9/2005 Realização: Museu da Pessoa GERH_HV002_João Marcos dos Santos Varella Transcrito por Luisa Fioravanti Revisado por Jader Chahine P1 – João Marcos, eu queria que você come...Continuar leitura

Título: João Marcos dos Santos Varella

Data: 30/09/2005