Adriana Teixeira e Silva Costa. Nascida em São Paulo dia 29 de agosto de 1968. Seu pai sai da cidade de Barcelos em Portugal aos 18 anos para o Brasil. Sua mãe vem do Rio de Janeiro, onde se pais se conhecem e se apaixonam e logo se mudam para São Paulo. Vão morar no bairro da Santa Cecília por um breve tempo e logo se mudam para a Vila Madalena, um bairro totalmente diferente do que é conhecido hoje. Uma Vila Madalena ainda rural. Após sua mãe conseguir uma bolsa de estudos, cursa o ensino médio no Colégio Rio Branco em Higienópolis, o que irá lhe ofertar uma diversa experiência. Transitando entre mudos distintos, conhecendo e agregando novos valores.  Adriana possui uma forte lembrança da Vila Madalena, desde os laços comunitários e culturais até impressionante reformulação urbanística que este sofre nos dias atuais. Segundo Adriana, uma verdadeira gentrificação que deriva da especulação imobiliária. Após experimentar diversas áreas, entre elas, Instrumentação Cirúrgica até a Computação Gráfica, opta por cursar Psicologia na PUC-SP. O engajamento do curso e de sua turma em especial a levou a atuar em diversos movimentos sociais de base. Ajudou a construir o Estatuto da Criança e o Adolescente. Atuou no Movimento de Luta pelos Cortiços, que eram movimentos organizados, sociais. Foi representante da PUC-SP no Conselho Municipal, na gestão da Prefeita Erundina. Dentro deste universo de debates pra criação de políticas públicas para a infância e o adolescente, cria o Ônibus Ludicidade, um ônibus brinquedoteca, inspirado nos ônibus bibliotecas. Junto com o Francisco Garcia, ex-Gerente da área institucional da Nestlé, que era responsável pela Fundação e pelo voluntariado na época começa a desdobrar sobre o que seria o Nutrir. Surgem então as capacitações com as merendeiras, alicerce da proposta, assim como as formações com os voluntários. Fazendo curadoria referentes à alimentação saudável, vídeos, programas e com isso gerando um material base. Ajudou a criar o Prêmio Nutrir, uma forma de reconhecer o trabalho dos parceiros do Programa. Ajudou ainda a levar o Nutrir a comunidade do Morro do Fubá no Rio de Janeiro, uma experiência bem marcante. Desliga-se do programa em 2005. Mora por alguns anos nos Estados Unidos, onde seu marido passa a trabalhar. Lá irá desenvolver trabalhos na linha da Arte-Educação principalmente em Museus. Atualmente Diretora da Residência Criativa.

P/1 – Adriana obrigada pela sua presença aqui, em nome do Museu da Pessoa e do Programa Nutrir. Para deixarmos registrado, por favor, o seu nome completo, data e local de nascimento. R – Adriana Teixeira e Silva Costa. São Paulo, dia 29 de agosto de 1968. P/1 – Conta um pouquinho desses s...Continuar leitura

Título: Inventando soluções

Local de produção: Brasil / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Adriana Teixeira da Costa