Ilmar Rohloff de Mattos é carioca, do subúrbio da Penha. Nasceu em 1944 e teve, desde a infância, uma vida marcada pelas transformações e mudanças geopolíticas que caracterizaram a segunda metade do século XX. A escolha do curso de História em um período de ditadura no país levou o profissional de história a transformar-se, em suas palavras, em um “cabide de emprego”. Mas, sua práxis baseada na disposição de aprender para ensinar, o transformou em um “professor marcante”, na opinião de seus ex-alunos, e em um intelectual respeitado por seus pares no meio acadêmico.

Palavras-chave:

O professor, como gosta de ser chamado, Ilmar Rohloff de Mattos é carioca, nascido em cinco de maio de 1944, na Penha, subúrbio da cidade do Rio de Janeiro. Pertencente à geração do pós-guerra, as lembranças pessoais que se destacam em sua entrevista entrelaçam situações que podem ser expl...Continuar leitura

Entrevista com Ilmar Rohloff de Mattos, em 23/08/2022, no Rio de Janeiro. O encontro foi realizado no Estúdio STE da UERJ. Estavam presentes - Professora: Sônia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley - Professora: Gisele Pereira Nicolau Legenda da transcrição: E1: Entrevistadora 1: Gisele Pereir...Continuar leitura

Título: Ilmar Rohloff Mattos

Data: 20/09/2022

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro

Personagem: Professor Ilmar Rohloff Mattos Revisor: Yomara Feitosa Caetano de Oliveira Entrevistador: Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley Entrevistador: Gisele Pereira Nicolau Autor: Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH)