O bancário aposentado José Alaor Bernardes contou sua história ao Museu da Pessoa onde falou sobre a origem açoriana da família, sobre o pai militar e a mãe professora. Recordou o período escolar e as cidades em que morou, devido às transferências da mãe. Trabalhou como tipógrafo, entregador de jornais e em uma mercearia em Curitiba. Em Curitiba conheceu sua esposa, numa aula do curso de datilografia. Ele conta o início como bancário no Banco Nacional do Comércio, onde passou por várias funções e cidades diferentes, até se aposentar em 1986. Lembra o trabalho no Banco Europeu para a América Latina, o envolvimento com a política e a campanha para deputado federal pelo PMDB, quando não conseguiu se eleger. Finaliza o depoimento falando sobre o trabalho desenvolvido para criar o Procon de Joinville e a sua atuação no Sebrae de Santa Catarina.

Meu nome é José Alaor Bernardes, nasci em Florianópolis em 6 de abril de 1936. Meu pai é José Manuel Bernardes e minha mãe Edith Almeida Bernardes, nascidos os dois em Florianópolis. Minha mãe foi professora até falecer. Meu pai era militar, fez quatro revoluções: a de 22, a de 24, ...Continuar leitura

P/1 – Primeiro, Alaor, eu vou pedir pra você dizer pra gente o seu nome completo, data e local de nascimento. R – Meu nome é José Alaor Bernardes, nasci em Florianópolis em 6 de abril de 1936. P/1 – Agora o nome completo dos seus pais, o pai e a mãe, data e local de nascimento. R – Meu ...Continuar leitura

Título: História de um bancário

Data: 25/09/2014