Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Histórias da DMAN

Esta história contém:

Histórias da DMAN

Vídeo

Um pequeno excerto sobre a história de Anderson

[...] eu já estava quase pronto para ir embora, me arrumando, já tinha tirado o “azulão”, e, de repente, começou a inundar um andar. Estava surgindo uma água sabe-se lá de onde! E estava inundando um andar inteiro! A água poderia pegar a casa de máquina do elevador, poderia dar uma pane séria, e eu lá, o único ali. Acabou que eu tive que ir lá resolver. [...]

Essa é uma história que FURNAS está diretamente ligada. Eu não lembrava absolutamente nada do meu pai biológico, absolutamente nada. A história que eu conhecia era que minha mãe ficou grávida, eu nasci e eles passaram dificuldades aqui no Rio de Janeiro. Meu pai era de Goiânia, veio morar no Rio sem conhecer ninguém, e não teve tantas oportunidades quanto imaginava. Assim, ele optou por voltar para Goiânia, cidade onde estava sua família e onde ele entendeu que teria mais oportunidades.

Ele levou minha mãe e eu para Goiânia, e lá a vida de casal não foi fácil e o inverso aconteceu, minha mãe se viu longe de todo mundo, da família, em uma cidade que ela não conhecia, com um homem que estava vivendo a vida dele. Ela não se sentiu confortável e voltou comigo para o Rio de Janeiro. Nisso, eles se separaram e ele também não nos procurou.

Isso eu ainda era um bebê, tinha um ano, um e meio.

Eu lembro que com 38 anos, eu fui escalado por FURNAS para fazer um treinamento, um treinamento preparatório gerencial para as pessoas que estavam despontando como lideranças dentro da empresa. FURNAS selecionou algumas pessoas e mandou para um treinamento em Brasília, inclusive, junto com funcionários de outras empresas, tinha gente da Chesf, Eletronorte, Eletrobras, enfim. Era um treinamento que a gente ficava uma semana no mês, durante três meses, se eu não me engano foi em maio, junho e julho.

Eu fui em maio e passei uma semana, voltei em junho e passei outra semana, até que no intervalo entre a segunda ida,...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Entrevista de: Anderson Ribeiro Campos

Entrevista(o) por: Torigoe/Daniela

27/07/2021

Projeto: Memória de Furnas

FURNAS_HV024

00:00:00

P/1 - Vamos começar então Anderson a primeira pergunta é muito complicada é o seu nome completo, onde você nasceu, e que dia que foi Anderson? Por gentileza então?

R - Meu nome é Anderson Ribeiro Campos, nasci no Rio de Janeiro, no dia 05/07/1974.

00:00:20

P/1 - Anderson, por acaso a tua mãe, teu pai, algum parente seu falou para você como é que foi a sua gestação, como é que foi o dia que você nasceu, seus primeiros dias, você tem essas informações, essas histórias por acaso?

R - Olha, acho que a conversa vai ser bem franca e até divertida, acredito eu, e dramática ao mesmo tempo, porque uma coisa que eu sei é que não era para eu ter sido concebido. Essas histórias de namorado, né? Se junta e faz o que não é certo, e acaba surgindo a minha gestação. Então, se tem uma história que eu sei é que não foi planejado, não era para ter sido, minha mãe era namorada do meu pai, né. O meu pai biológico, eu falo pai biológico porque eu considero que eu tenho dois pais, o que me gerou, que foi o que namorava minha mãe a época, e o que me criou, que foi depois que ela se separou do meu pai, que eu tenho ele como pai e sempre terei. Então o que eu sei é isso, que não era para eu ter sido concebido.

00:01:36

P/1 - Me conta então um pouquinho da sua mãe, qual é o nome inteiro dela, só para registrar?

R - Minha mãe se chama Kátia Ribeiro Barbosa, e o meu pai Valdemir Campos. Minha mãe é aqui do Rio de Janeiro, e o meu pai é de Goiânia, ele veio tentar a vida aqui no Rio de Janeiro, conheceu minha mãe, começaram a namorar e aí foi a história dos dois.

00:02:11

P/1 - E o que você sabe da família da sua mãe? Você tem, teve contato com seus avós por parte de mãe, como é que é isso?

R - Todos eles, o meu avô, eu conheci os dois. Quando eu me entendi como gente, eles viviam em...

Continuar leitura

Título: Histórias da DMAN

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios