José é o pseudônimo de um rapaz que, aos 19 anos de idade, contou sua história um dia depois de ter fugido de uma fazenda, onde trabalhou por dois anos em condições análogas à escravidão. Ele fala das dificuldades que o fizeram deixar a família em Floriano, no Piauí, para buscar emprego na região de Açailândia, no Maranhão, e da carona de caminhão que o levou ao lugar que imaginava ser sua grande oportunidade de mudar de vida. Ao contrário do que esperava, José passaria uma longa temporada servindo aquela fazenda, sob as ordens e as humilhações de um homem com revólver da cintura, sem direito a descanso e, menos ainda, ao salário prometido no início. Acolhido pelo Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos, ele pensava em apenas duas coisas: ser um cidadão respeitado e ter liberdade para viver sua vida.

A cidade em que eu nasci se chama Floriano. Fica no Piauí. A cidade é bonita, tem uma ponte, o rio descendo. Tem umas coisas muito bonitas lá. Comecei a estudar, e não deu certo lá porque a minha mãe, as condições eram fracas. Não tinha como eu estudar, e eu deixei lá os meus estudos...Continuar leitura

Projeto Memória dos Brasileiros Depoimento de "José" (pseudônimo; não há permissão para citar o nome verdadeiro) Entrevistado por Cláudia Leonor, Winny Choe e Júlia Basso Açailândia, 31/10/2007 Realização: Museu da Pessoa Entrevista número MB_HV_077 Transcrito por Winny Choe Revisado po...Continuar leitura

Título: Fuga da escravidão

Local de produção: Açailândia