Joelma Gonçalves, moradora do bairro Baronesa desde 1978, acompanhou de perto as transformações ocorridas no entorno de sua residência. Uma mudança que Joelma diz ter percebido é o fato de as brincadeiras entre as crianças terem mudado demais. Ela se lembra da sua própria infância e cita brincadeiras de rua que praticava bastante, como finca, peteca, rouba-bandeira e queimada. Brincadeiras que hoje foram substituídas por tablets, videogames e smartphones. Recorda-se, também, do antigo posto de saúde que funcionava onde hoje é o Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG, que oferecia um bom atendimento. Por fim, a moradora diz que sente falta do sentimento de união da comunidade, que poderia estar se manifestando por seus direitos, como mais segurança nas ruas. Texto a partir do relato de Joelma Gonçalves da Silva em entrevista realizada em maio de 2017.

Título: FINCA, PETECA, ROUBA-BANDEIRA E QUEIMADA

Local de produção: Brasil

Personagem: Joelma Gonçalves da Silva Autor: Núcleo Museu da Pessoa de Santa Luzia - MG