Depoimento do ex-jogador Arnaldo Poffo Garcia, o Peixinho, para o Museu da Pessoa, concedido em 1993 para o Memorial do São Paulo Futebol Clube. Peixinho fala sobre sua infância no Alto da Lapa, bairro paulistano no qual cresceu, dividida entre a bola de meia e os primeiros empregos. Os conselhos e influência do pai, o Peixe de quem é filho e que deu origem ao apelido, desde os primeiros toques com a bola. A alegria ao receber o convite para treinar no São Paulo. Peixinho fala da experiência de jogar no clube, dos companheiros de equipe e a emoção de marcar o primeiro gol do Estádio do Morumbi, acontecimento que qualifica como o mais importante de sua vida, na jogada que ficou conhecida a partir de então como “gol de peixinho”. Embora o clube passasse por um jejum de títulos, Peixinho nutriu um grande respeito pelo clube e lembra-se de sua passagem por lá com carinho. Jogou ainda na Ferroviária e no Santos, na época considerado um dos maiores clubes do mundo, de onde também guarda muitas lembranças da equipe e do clima de amizade entre os jogadores. Conta ainda sobre a aposentadoria do futebol profissional e da atual ocupação treinando jovens em uma escolinha de Piracicaba, bem como suas impressões sobre o futebol atualmente.

imagens (9)

Peixinho

data (ou período): Ano 1993 Imagem de:Peixinho (Arnaldo Poffo Garcia)

Gol de Peixinho

data (ou período): Ano 1961 Imagem de:Peixinho (Arnaldo Poffo Garcia)

get_date(); ?>

Treino do São Paulo F. C.

data (ou período): Ano 1959 Imagem de:Peixinho (Arnaldo Poffo Garcia)

Excursão

Torneio de Guadalajara

Atividade Militar

data (ou período): Ano 1959 Imagem de:Peixinho (Arnaldo Poffo Garcia)

Gol Inaugural do Morumbi

Entrevista de vídeo

data (ou período): Ano 1993 Imagem de:Peixinho (Arnaldo Poffo Garcia)

Peixinho

Peixinho (Arnaldo Poffo Garcia) com 53 anos no pátio interno da Oficina Cultural Oswald de Andrade no dia da entrevista em vídeo, sete de dezembro de 1993.

período: Ano 1993
crédito: Márcia Zoet

Gol de Peixinho

Partida entre Ferroviária e Santos pelo Campeonato Paulista. Da esquerda para a direita está Peixinho, Ari (ponta esquerda da Ferroviária) e Gylmar. Aos 37 minutos do segundo tempo, quando o Santos ainda tinha esperanças de empatar, Peixinho faz o terceiro gol da Ferroviária. O gol que foi considerado o mais bonito da partida, pela classe com que Peixinho tocou a bola na saída de Gylmar

período: Ano 1961
tipo: Fotografia

Treino do São Paulo F. C.

Treino do São Paulo, antes da inauguração do Morumbi. Da esquerda para direita está Décio Castro, Peixinho, Riberto, Sergio (encoberto) e Paulo.

período: Ano 1959

Excursão

Excursão do SPFC para o México. Da direita para a esquerda Peixinho é o quinto, Gino Orlando o oitavo, e o último é Camargo. É o embarque do São Paulo Futebol Clube para disputar o torneio pentagonal de Guadalajara, no qual sagrou-se campeão invicto.

Torneio de Guadalajara

Torneio Pentagonal de Guadalajara. Da esquerda para a direita, em pé, está: F. Satiro, Sergio Lopes, Poy, Carlito, Ademar, Albertino, Vítor, Prof. Gama, Vicente Feola e diretor do Guadalajara. Agachados estão Silvio, Peixinho, Neco, Gino, Carlos, Cesar e Bazzaninho. O São Paulo foi campeão invicto deste torneio, que contou com o Oro de Guadalajara, Atlas de Guadalajara e o San Lorenzo da Argentina.

Atividade Militar

Em Quitaúna, Peixinho ficou apenas dois meses e depois foi para a Urca no Rio de Janeiro, para ficar concentrado para o Campeonato Sul-americano Militar na Argentina

período: Ano 1959

Gol Inaugural do Morumbi

Jogo inaugural do Morumbi, entre São Paulo e Sporting (Portugal). Peixinho está com a camisa sete do São Paulo e os jogadores do Sporting não foram identificados. O São Paulo venceu a partida por um a zero, com gol de Peixinho. Mesmo chovendo antes do jogo, tinha até muita gente até dentro do campo.

crédito: Jornal Última Hora Esportiva

Mapa Peixinho

tipo: Mapa

Entrevista de vídeo

Foto retirada da entrevista de vídeo

período: Ano 1993
tipo: Fotografia

Projeto: História em Multimídia do São Paulo Futebol Clube Depoente: Arnaldo Poffo Garcia (Peixinho) Entrevistado por: Itamar e Renata São Paulo, 07 de dezembro de 1993 Entrevista nº 021 P - Nós estamos aqui nos estúdios da Oficina Oswald de Andrade, entrevistando Peixinho, ex-jogador da Fer...Continuar leitura

Título: Filho de Peixe, Peixinho é!

Data: 07/12/1993

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Peixinho (Arnaldo Poffo Garcia) Autor: Museu da Pessoa

Lágrimas de chuva