História
Por: Museu da Pessoa, 7 de dezembro de 1993

Filho de Peixe, Peixinho é!

Esta história contém:

Filho de Peixe, Peixinho é!
fechar

Peixinho

Peixinho (Arnaldo Poffo Garcia) com 53 anos no pátio interno da Oficina Cultural Oswald de Andrade no dia da entrevista em vídeo, sete de dezembro de 1993.

período: Ano 1993
local: Brasil / São Paulo / São Paulo, Sp
crédito: Márcia Zoet
tipo: Fotografia

Gol de Peixinho

Partida entre Ferroviária e Santos pelo Campeonato Paulista. Da esquerda para a direita está Peixinho, Ari (ponta esquerda da Ferroviária) e Gylmar. Aos 37 minutos do segundo tempo, quando o Santos ainda tinha esperanças de empatar, Peixinho faz o terceiro gol da Ferroviária. O gol que foi considerado o mais bonito da partida, pela classe com que Peixinho tocou a bola na saída de Gylmar

período: Ano 1961
local: Brasil / São Paulo / Araraquara
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Treino do São Paulo F. C.

Treino do São Paulo, antes da inauguração do Morumbi. Da esquerda para direita está Décio Castro, Peixinho, Riberto, Sergio (encoberto) e Paulo.

período: Ano 1959
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Excursão

Excursão do SPFC para o México. Da direita para a esquerda Peixinho é o quinto, Gino Orlando o oitavo, e o último é Camargo. É o embarque do São Paulo Futebol Clube para disputar o torneio pentagonal de Guadalajara, no qual sagrou-se campeão invicto.

período: Ano 1960
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Torneio de Guadalajara

Torneio Pentagonal de Guadalajara. Da esquerda para a direita, em pé, está: F. Satiro, Sergio Lopes, Poy, Carlito, Ademar, Albertino, Vítor, Prof. Gama, Vicente Feola e diretor do Guadalajara. Agachados estão Silvio, Peixinho, Neco, Gino, Carlos, Cesar e Bazzaninho. O São Paulo foi campeão invicto deste torneio, que contou com o Oro de Guadalajara, Atlas de Guadalajara e o San Lorenzo da Argentina.

período: Ano 1960
local: México / México
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Atividade Militar

Em Quitaúna, Peixinho ficou apenas dois meses e depois foi para a Urca no Rio de Janeiro, para ficar concentrado para o Campeonato Sul-americano Militar na Argentina

período: Ano 1959
local: Brasil / São Paulo / Quitaúna
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Gol Inaugural do Morumbi

Jogo inaugural do Morumbi, entre São Paulo e Sporting (Portugal). Peixinho está com a camisa sete do São Paulo e os jogadores do Sporting não foram identificados. O São Paulo venceu a partida por um a zero, com gol de Peixinho. Mesmo chovendo antes do jogo, tinha até muita gente até dentro do campo.

período: Ano 1960
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Jornal Última Hora Esportiva
tipo: Fotografia

Mapa Peixinho

Mapa Peixinho

crédito: Acervo Pessoal
tipo: Mapa

Entrevista de vídeo

Foto retirada da entrevista de vídeo

período: Ano 1993
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
tipo: Fotografia

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto: História em Multimídia do São Paulo Futebol Clube
Depoente: Arnaldo Poffo Garcia (Peixinho)
Entrevistado por: Itamar e Renata
São Paulo, 07 de dezembro de 1993
Entrevista nº 021
P - Nós estamos aqui nos estúdios da Oficina Oswald de Andrade, entrevistando Peixinho, ex-jogador da Ferroviária, do São Paulo e do Santos. Peixinho, onde que você nasceu? Como é que era a sua infância... Seus irmãos, a cidade que você morava? O que você fazia quando você era criança? Conta aquela coisa assim, lá mais do fundo do baú!
R - Eu nasci na Lapa, em São Paulo. Meu pai Arnaldo Alves Garcia e minha mãe Norma Poffo Garcia. Tenho dois irmãos, Tereza e Emílio, e nossa infância foi uma infância praticamente normal, com sacrifícios. Eu aos onze anos já trabalhava, estudava e jogava futebol aos domingos. E continuamos a vida assim e... Certa ocasião o São Paulo Futebol Clube foi jogar no Oratório Dom Bosco, onde eu comecei. O clube chamava-se Sport Clube Tibiriçá, no Alto da Lapa, e o Sr. Hélio Geraldo Caxambu me levou pra integrar as equipes inferiores do São Paulo. E até hoje eu sou grato a ele por ter iniciado no São Paulo, como todos vêem hoje, um dos maiores clubes no mundo, tanto na parte futebolística como na parte social. E dando sequência a cadeia. Certo?
P - Mas como que era a Lapa, o Alto da Lapa, quando você...
R - O Alto da Lapa era um bairro... Quando eu fui morar no Alto da Lapa, havia um Colégio Salesiano dos padres salesianos e duas casas apenas, a terceira seria a nossa, certo? E uma torre, naquele tempo da rádio América, que era defronte, no caso, onde é hoje o Pão de Açúcar. Quer dizer, construímos com sacrifício lá aos domingos... Sábados e domingos, meu pai foi a família... A nossa família é muito unida, tanto a parte do meu pai, como da parte da minha mãe, e aos poucos fomos construindo a casa. E hoje todo mundo sabe o que é o Alto da Lapa, o que é... O bairro, a Ci...Continuar leitura

Título: Filho de Peixe, Peixinho é!

Data: 7 de dezembro de 1993

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios