Em sua narrativa, Matheus Rodak nos conta a história de seus avós que, "sozinhos no mundo", fugiram dos conflitos da Armênia e do Líbano para imigrarem para o Brasil. Em seguida, fala do métier de alfaiate de seu avô e de sua infância no Brás. Nessa parte, nos conta como foi viver num ambiente extremamente coletivo, onde podia-se jogar bola na rua, brincar de pega-pega e se divertir sem maiores preocupações. Também fala da história da formação do bairro, de seu valor cultural e econômico, além de relembrar dos cinemas, teatros, carnavais e outras festas que agitavam a região. Adiante, nos fala de seu serviço militar, sua passagem pela TUP (Torcida Uniformizada do Palmeiras) e de sua carreira na empresa de dublagens Álamo, por onde se aposentou. Então, Matheus nos conta como a partir de uma pesquisa sobre a Igreja do Brás se envolveu com a Associação São Vito, da qual hoje é seu presidente. Concluindo a entrevista, Matheus fala sobre suas perspectivas para o futuro do Brás e de seu próprio.

São Paulo ficava com cara de uma cidade europeia com o bonde. Se a gente olhar São Paulo que cresceu desordenadamente, ela foi feita pra ser uma cidade europeia. No meio do caminho desistiram e falaram: “Não, vamos fazer uma cidade americana”. Ficou uma cidade sem forma definida. &Eac...Continuar leitura

P/1 – Primeiro obrigado pela sua presença e pelo tempo, obrigado mesmo. Você me fala o seu nome completo, o local e data de nascimento. R – Meu nome é Wanderley Rodak, eu nasci no dia primeiro de abril de 1959 no bairro do Brás. P/1 – No bairro do Brás. R – Nasci no Brás. P/1 – O...Continuar leitura

Título: Fazendo nossa história no Brás

Local de produção: São Paulo