Francisco de Assis da Silva nasceu em 10 de abril de 1959 em Gregório, uma comunidade do interior cearense. Filho dos agricultores Deodato Pereira da Silva e Maria da Conceição, seguiu o ofício do pai, sempre trabalhando em fazendas de outros proprietários. Em 2006 sua comunidade foi ocupada para a construção da Companhia Siderúrgica do Pecém. Por isso, mudou-se para a região de Suipé, no município de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Fortaleza-CE, onde mora com os filhos e um neto. Cultiva feijão, maniva e milho no quintal de sua casa e nos terrenos coletivos da sua comunidade em Suipé. Nesta conversa, ele relata com profunda emoção e orgulho dos afazeres que aprendeu com o pai: “Eu trabalho na roça porque eu acho bonito. Isso é um patrimônio que o meu pai deixou para mim.

Sou Francisco de Assis da Silva, nasci em 10 de abril de 1959 em Gregório, uma comunidade do interior cearense. Filho dos agricultores Deodato Pereira da Silva e Maria da Conceição, segui com muito carinho e orgulho o ofício do meu pai, sempre lidando com a lavoura. A minha mãe trabalhava baten...Continuar leitura

P/1 – Francisco, boa tarde. R – Boa tarde. P/1 – Quero agradecê-lo por nos ceder o seu tempo, que é muito importante. Estamos aqui para escutarmos a sua história, vai ser um bate-papo bem tranquilo. Para começar, eu queria que o senhor falasse o seu nome completo, o local e a data do seu...Continuar leitura

Título: Eu trabalho na roça porque eu acho bonito

Local de produção: Brasil / Suipé, Ceará