Infância difícil. A gata borralheira. Mãe veio buscar. Primeira cooperativa de reciclagem. Preconceito com a coleta do plástico. Trabalho de conscientização de porta em porta. Catação do lixo. Divórcio e ida para o Rio de Janeiro. Atividades para as crianças do morro. Morte da filha. Oficina de sabão no Projeto Verdejar. Implantação do Ecoponto no morro. Cesta básica em troca de material reciclável. Título Favela Lixo Zero. Artesanato com Garrafa PET. O biodigestor. Coleta dos resíduos no morro. Cursos para a população do morro. Horta no morro. Mutirão nas praias. Favela colorida.

Agricultura no morro

Dona Josefa faz parte de projetos que trazem a horticultura para a sustentabilidade do Morro do Alemão onde mora e propõe uma outra forma de habitação no espaço. Na imagem, ela exibe um cacho de banana plantado pelos moradores.

Favela colorida

Dona Josefa se mobilizou com os moradores do Morro do Alemão para pintar as escadarias de acesso às casas já que sentia que o cinza do local, desmotivava as pessoas, e esse colorido poderia ajudar a elevar a energia das pessoas, de modo a incentivá-las a cuidar do local, de si e de todos.

tipo: Fotografia

Compartilhando com as próximas gerações

Josefa desenvolveu diversas oficinas para ensinar habilidades às crianças do Morro do Alemão,pois sentia que elas ficavam muito desamparadas, sendo essa uma forma de ocupar o tempo delas e oferecer outras oportunidades e conhecimentos que não sejam apenas os da rua. Nessa imagem, estão algumas crianças em uma oficina de bolos que ela oferecia.

Oficina no morro

Na imagem, Josefa está ensinando a um grupo de crianças do Morro do Alemão a fazer pão. Ela se mobiliza voluntariamente para ensinar as crianças da comunidade, de modo a oferecer-lhes outras oportunidades que não seja somente os ensinamentos da rua. Ela entende que o futuro da comunidade está nas mãos dessas crianças.

Biodigestão

Josefa construiu na laje da sua casa uma biodigestora. A imagem foi registrada no dia 31 de agosto de 2022, quando o instrumento foi instalado, com o apoio da SPPA, e foram chamados jovens para uma oficina. Ela conta que a área onde mora é considerada de risco, e a qualquer momento algum tiro poderia causar uma explosão, então a biodigestora foi transferida em seguida para o lado da sua residência.

período: 31/08/2022
tipo: Fotografia

Projeto Plastek Entrevista de Josefa Maria da Conceição Santos Entrevistada por Nataniel Torres São Paulo / Rio de Janeiro, 28 de agosto de 2023 Código da entrevista: PLAS_HV001 P - Vou pedir para senhora falar o nome completo da senhora, o local que a senhora nasceu e a sua data de nascimento....Continuar leitura

Título: Eu preferia o plástico