Gabriel nasceu no campo, filho de produtor rural que cultivava o café em Olímpio de Noronha, ES. Começou a ser alfabetizado pela sua mãe em casa, com a ajuda de uma cartilha e quando atingiu a idade de sete anos foi estudar em um colégio interno, porque não havia opções próximas à fazenda. A saída de casa ainda criança foi muito difícil, porque estava habituado com uma família grande e afetuosa, mas foi se acostumando ao longo dos anos. Passou por dois internatos e um semi-internato antes de prestar vestibular para medicina, inspirado por um médico de família que conheceu na infância.

Título: Eu não esqueço nunca mais

Data: 09/06/2014

Local de produção: Brasil / São Lourenço

Personagem: Gabriel Dias Pereira Filho Entrevistador: Tereza Ruiz Transcritor: Liliane Custodio Autor: Museu da Pessoa