Roberto Andrés Peñaloza Lanza inicia sua narrativa contando a história de sua família. A família de seu pai é de origem iugoslava e, do lado de sua mãe, o avô de Andrés era um militar de esquerda que lutou contra a ditadura e fundou a primeira academia de soldados que pulavam de paraquedas. Andrés relata como o fato de ser filho de dois jornalistas influenciou sua grande aptidão e paixão pela literatura, aprendeu a ler e escrever muito cedo. Discorre sobre sua experiência como intercambista pelo AFS na Suíça e narra como o início de sua trajetória como voluntário do AFS após o seu retorno.  Andrés iniciou seus estudos universitários cursando Literatura, morou no Brasil em 2011, trabalhando como estagiário na Secretaria Executiva do AFS Intercultura Brasil e ao retornar à Bolívia percebeu todas as suas mudanças internas. Retornou ao Brasil em 2013 como estudante de Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense. Hoje, é presidente do Comitê Rio de Janeiro e treinador certificado do AFS Internacional.

Meu nome é Andrés Peñaloza Lanza. Eu tenho 25 anos. Nasci em dois de dezembro de 1990, em La Paz, Bolívia. Eu sou filho de Julio Peñaloza Bretel e de Cecília Lanza Lobo, os dois são jornalistas. Eles se conheceram em La Paz. Meu pai era jornalista mesmo, de televisão, de rádio. ...Continuar leitura

P/1 – Andrés, primeiro eu queria agradecer por ter vindo mais uma vez para contribuir com o projeto dos 60 anos. E pra começar e deixar registrado eu gostaria que você falasse seu nome completo, local e data de nascimento. R – Meu nome é Andrés Peñaloza Lanza. Eu tenho 25 anos. Nasci em d...Continuar leitura

Título: Escrevendo transformações

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro