Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Marina Lambertini
Por: Museu da Pessoa,

Entre véus e vestidos!

Esta história contém:

Entre véus e vestidos!

Vídeo

Eu sou Marina Ribeiro Lambertini, nasci em Alto Alegre, São Paulo, no dia 17 de dezembro de 1952. Meus pais são Albino Ribeiro e Francisca Ramires de Ribeiro, já falecidos. A minha mãe nasceu na Espanha e veio com os pais, fugidos da guerra que se instalava lá. Ela tinha oito anos. Aí eles se embrenharam pelos sítios e compraram uma propriedade em Penápolis, no lugarejo de Alto Alegre. Mas aos seis anos de idade, eu saí dessa região e fui pra Penápolis; e aos dez eu vim pra Bauru.

Foi um cunhado meu que nos trouxe, porque em Bauru havia alguns terrenos que papai havia comprado, e nós nos estruturamos aqui. E realmente, com dez anos, era tudo muito novo. Eu vim na frente, por causa da escola, e fiquei na casa da minha irmã, que era a uma quadra da Igreja Santo Antônio, na Bela Vista. Era aquele mundinho, curtindo as crianças, os meus sobrinhos, e também a religião, pois eu nunca deixei de ser católica e era das Filhas de Maria.

Naquela época, quando as moças se casavam, elas saíam do emprego. Eu tinha uma amiga, a Regina, que iria se casar com o Ademar, que jogava no Noroeste. Aí ela falou: “Ai, Marina, eu vou me casar. Você não quer ficar no meu lugar?” E foi por aí que eu fui trabalhar na Capristor. Era uma loja muito chique, porque o Paulo Medina era muito caprichoso e cuidava muito de moda e dos uniformes bonitos - a gente sempre tinha uma linha bem elegante. Ele era, de fato, um artista apaixonado pela arte e pela venda.

Mas eu também vivi o outro lado da medalha: vivi a parte da Eny Cezarino, da famosa Casa da Eny. Tive muito contato com a Dona Eny. Ela era uma senhora que, na verdade, nem se arrumava muito bem quando descia pro comércio. Ela tinha um cabelo lilás e já tinha bastante idade. Talvez de noite, lá no Eny’s Bar, junto com os políticos, ela fosse diferente. Mas naquela hora que ela descia pra comprar algumas coisas, não tinha glamour. E o ‘seu’ Paulo Medina...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias de Comércio de Bauru 2020 - 2021

Entrevista de Marina Lambertini – Magnus Moda

Entrevistada por Claudia Leonor Oliveira e Luis Paulo Domingues

Bauru, 27 de abril de 2021

MC_HV030

Transcrita por Selma Paiva

(00:24) P1 – Bom, Marina, pra começar, eu gostaria que você dissesse, é de praxe isso, seu nome completo, data de nascimento e o local que você nasceu.

R1 – Marina Ribeiro Lambertini, nasci em Alto Alegre, São Paulo, no dia 17 de dezembro de 1952.

(00:48) P1 – Legal. E qual é o nome do seu pai e da sua mãe?

R1 – Albino Ribeiro e Francisca Ramires de Ribeiro, falecidos.

(00:59) P1 – Sim. E você conheceu seus avós?

R1 – Só uma, que também faleceu muito cedo. Eu tinha seis anos. Em compensação, a filha dela, que é a minha mamãe, durou 102 anos. (risos)

(01:17) P1 - Legal. 102 anos.

R1 – Sempre comigo, sem cortar o cordão umbilical. (risos) Eu a via todos os dias da minha vida. E ela morou comigo 35 anos, depois que meu pai faleceu.

(01:32) P1 – Ai, que legal! E você sabe a origem? Ribeiro é comum no Brasil.

R1 – Português. E Ramires é espanhol. Mamãe era espanhola. Eu tenho a cidadania espanhola. (risos)

(01:50) P2 – Ah, que beleza!

(01:53) P1 - Legal. A sua mãe nasceu na Espanha, então?

R1 – Nasceu na Espanha. E ela veio com os pais, fugidos da guerra que se instalava lá, em 1915, mais ou menos. Ela tinha oito anos. Quer dizer: ela nasceu em 1916. 1914, 1915 ela veio pro Brasil, eles vieram e chegaram aqui e tinha uma guerra (risos) também.

(02:23) P1 – É verdade.

R1 – Aí eles se embrenharam pelos sítios, né? Compraram uma propriedade em Penápolis, Alto Alegre, aquele lugar e foi lá que foi feita a nossa vidinha. (risos) Eu fui a última de cinco: quatro mulheres e um homem e vim eu, pra ficar com a mamãe, naturalmente.

(02:55) P1 – Marina, mas aí eles foram todos pra aquela região, que na época estava abrindo, o trem estava abrindo aquela região de Penápolis, a...

Continuar leitura

Título: Entre véus e vestidos!

Local de produção: Brasil / Bauru

Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Marina Lambertini

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios