Maria Iraildes Valente de Menezes nasceu em um seringal em Campo Lindo, no Acre, em  1959. Durante sua infância, plantava-se grãos, legumes e verduras na casa onde morava. Seu avô liderou atos de extermínio dos índios locais. Numa dessas perseguições encontraram uma índia isolada dos demais e seu avô levou-a para seu patrão. A índia foi educada por eles e quando a avó de Iraildes faleceu, seu avô casou-se com a índia. Seu pai, seringueiro foi fruto deste casamento. Sua mãe a ensinou a pescar, prática que tornou-se uma paixão em sua vida. Em 1978 mudou-se para Mutum-Paraná, em Rondônia. Lá, conheceu seu atual marido e viu de perto a ascensão do garimpo, no final da década de 1970 e início dos anos 1980, e tudo o que isso gerou: crescimento comercial da região e muita violência devido às disputas dos territórios onde se encontravam as jazidas de ouro. Hoje, com quatro filhos, um cargo na prefeitura, e diversas plantações de alimentos em sua casa, encara um novo desafio de vida: deixar sua casa devido à implantação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio para uma chácara em União Bandeirante. Iraildes ama ler e pretende cursar a faculdade de história.

Para mim tudo mudou, porque eu não queria sair daquide Mutum. Eu nunca quis sair daqui, eu nunca tive planos fora daqui. A mudança por causa da hidrelétrica é um sentimentoque não tem nem palavras pra dizer, não tem! Porque isso aqui tudo fomos nós que plantamos. Isso aqui fomos nós que fize...Continuar leitura

P/1 – Bom, Iraildes, eu vou começar de novo perguntando seu nome completo, o dia e o lugar que você nasceu? R – Meu nome é Maria Iraildes Valente de Menezes e nasci em um seringal, chamado Campo Lindo. Hoje faz parte do município de Brasiléia, Acre. P/1 – É aonde no Acre? É perto daq...Continuar leitura

Título: Entre seringais, jazidas e disputas territoriais, uma mulher que ama pescar

Local de produção: Mutum-paraná - Ro