Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 1 de setembro de 2007

Entre o Direito e a Contabilidade

Esta história contém:

Entre o Direito e a Contabilidade

Vídeo

Meu nome completo é Oswaldo de Camargo Manzano, nasci em São Paulo, capital, no dia 27 de março em 1930. Sei. Meu pai é Rafael Manzano, minha mãe é Aida de Camargo Manzano. O meu avô paterno é Antônio Manzano e minha avó paterna, agora o primeiro nome eu não estou me lembrando, mas é Torralvo Manzano, eu não me lembro o primeiro nome dela. E os meus avós maternos era João Bueno de Camargo e a minha avó é Angelina Rocco de Camargo. Meus avós paternos são espanhóis e os meus avós maternos, meu avô brasileiro, descendente inclusive de bandeirantes lá da cidade de Campinas e outras coisas mais, porque ele é Bueno de Camargo. A minha avó era italiana.

Fiz os meus estudos lá no Grupo Escolar, depois posteriormente, quando eu me formei no Grupo Escolar, naquele tempo a gente fazia o técnico que era o guarda-livros e Contabilidade.

Mas na verdade, se a guerra continuasse mais um pouco, talvez eu fosse, porque tanto é que em 1949 eu fui ser militar, aliás, fui convocado, fui servir o Exército. Servi o Exército até aqui em Duque de Caxias, que aliás, depois que eu fui licenciado tudo, quem morou lá foi o Geisel.

Quando eu comecei trabalhar eu fui ser boy, que a mamãe vendeu o armazém, depois de uns quatro anos, então eu vim morar na Rua Albion e fui trabalhar num escritório de contabilidade lá na Rua Benjamim Constant, que o dono era também um advogado, o Doutor Mário Jorge. Trabalhei lá um tempo. Não fiquei satisfeito, fui trabalhar com um advogado no mesmo prédio Doutor Ernesto. Também não fiquei satisfeito e fui trabalhar numa empresa, na Interoceanica, que era na Rua XV de Novembro, naquele edifício central que faz a comunicação entre a Rua XV e a Rua Boa Vista. Então fui trabalhar lá. E papai depois arrumou emprego pra mim na Santos–Jundiaí, trabalhei na Santos–Jundiaí cinco anos. Depois, quando eu vim já na Santos–Jundiaí, fui ser secretário do gerente, que era presidente do clube. Depois...

Continuar leitura
Fechar

Família na praia do Gonzaga

Dados da imagem Família na praia do Gonzaga, em Santos. Esq.-dir.: Marina, Ruth, Mariquinha (tias de norma), Nair (sogra), Aida (mãe), Brasílio (irmão de Norma), Augusto, Antônio (primos de Norma) e Luiza (irmã).

Período:
Ano 1952

Local:
Brasil / São Paulo / Santos

Imagem de:
Oswaldo de Camargo Manzano

História:
Entre o Direito e a Contabilidade

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
maiô, praia, mar, santos, trajes de banho, areia, família

Família na praia do Gonzaga, em Santos. Esq.-dir.: Marina, Ruth, Mariquinha (tias de norma), Nair (sogra), Aida (mãe), Brasílio (irmão de Norma), Augusto, Antônio (primos de Norma) e Luiza (irmã).

Retrato de casamento

Dados da imagem Casamento de Oswaldo e Norma na Paróquia São João Maria Vianney. Esq.-dir.: Norma, Oswaldo, Luiza e Vera.

Período:
Ano 1952

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:
Oswaldo de Camargo Manzano

História:
Entre o Direito e a Contabilidade

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
cerimônia, flores, noiva, buquê, igreja, dama de honra, casamento, família

Casamento de Oswaldo e Norma na Paróquia São João Maria Vianney. Esq.-dir.: Norma, Oswaldo, Luiza e Vera.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.