Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Tony Miyasaka

Entre fotos, lentes e revelações

Esta história contém:

Entre fotos, lentes e revelações

Vídeo

Meu nome completo é Akio Tony Miyasaka. Nasci em 12 de setembro de 1960, em Ribeirão Preto, mesmo. Meu pai adotou o nome dele, porque os japoneses tinham só nome japonês quando vieram na imigração. Aí eles sempre adotavam algum nome brasileiro, que no caso dele foi Tony. Na verdade, o nome dele real é Miyuky Miyasaka. E a minha mãe é Teresa Keyko Miyasaka, já nascida aqui no Brasil, de pais japoneses.

Minha mãe trabalhava em casa, pois ela morava num sítio antes de casar, e eu passei a infância nesse sítio dos meus avós. Sempre que podia, eu ia para lá, passar férias, coisa desse tipo. E lá eles criavam bicho-da-seda, que é um processo muito trabalhoso. O bicho-da-seda requer muito cuidado e alimentação o dia inteiro. Tem que ficar pegando folha de amora - tinha plantação de amora -, tinha que ficar colhendo isso o dia inteiro para alimentar os animais. Então, eu tive essa vivência e aproveitei demais essa infância rural. Não tinha muito recurso no sítio, mas a gente se divertia pra caramba. Foi muito bom.

Do lado do meu pai, a família fazia alguns trabalhos corriqueiros, pois eles moravam na periferia. E um dos meus tios, mais para a frente, conseguiu um curso de fotografia com um amigo. Foi quando os irmãos começaram a mexer com fotografia, pois na época era uma atividade muito valorizada. O negócio progrediu.

Nos casamentos daqueles tempos, você só tinha uma ou duas fotos, e elas eram de chapa de vidro - era muito complexo e caro, uma mão de obra tremenda. Depois vieram os filmes de película plástica, e meu pai foi o primeiro, aqui em Ribeirão, a fazer os trabalhos de reportagem externa para os jornais, pois isso facilitou muito. E nos casamentos, ele passou a ir com a máquina e vários filmes, e aí dava pra fazer todas as fotografias possíveis. Naquela época, o flash era uma lâmpada de disparo único, do tamanho dessas lâmpadas grandes que a gente usa em casa. Então eles chegavam ao...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Entrevista HV História de Vida 040

Tony Miyasaka - Foto Miyasaka

Transcrita por Selma Paiva

P1: ‘Seu’ Tony, para começar, eu gostaria que o senhor dissesse o seu nome completo, a data de nascimento e o local que o senhor nasceu.

R1: Nome completo é Akio Tony Miyasaka, sou nascido em 12 de setembro de 1960, em Ribeirão Preto mesmo.

P1: Em Ribeirão, né? E qual que é o nome do seu pai e da sua mãe?

R1: Meu pai adotou, porque os japoneses tinham só nome japonês e, quando eles vieram na imigração, eles sempre adotavam algum nome brasileiro, né? No caso, ele adotou Tony. Na verdade, o nome dele real é Miyuky Miyasaka. Tá? E a minha mãe Teresa Keyko Miyasaka.

P1: Certo. E eles vieram do Japão, os dois ou...

R1: Não, minha mãe é nascida aqui no Brasil, de pais japoneses e meu pai veio devia ter um, dois anos de idade, para o Brasil, ele era bem nenê.

P1: Para o Brasil. E o senhor conheceu seus avós? Ou ficaram no Japão, alguns?

R1: Não, vieram, eles viveram aqui, conheci os dois, os dois lados: maternos e paternos.

P1: Sim. E o nome deles, qual que era?

R1: O lado paterno é Sakuma, meu avô e materno... paterno, minha avó, Kikuy, tá? Do lado da minha mãe, não sei te dizer. ((Risos)) Você me desculpa, mas eu não guardei o nome deles.

P1: Tudo bem. O senhor sabe se eles vieram direto do Japão para Ribeirão ou eles passaram por outros lugares antes?

R1: Ó, do lado do paterno, eles vieram, mas ficaram trabalhando na agricultura, numa fazenda, há uns cinco quilômetros de Ribeirão Preto, tá? Aí, meu pai era criança ainda, devia ter sete, oito anos, ele levou uma picada de cobra na fazenda e aí foi o start para o meu vô resolver sair da fazenda e ir procurar vida na cidade, né? Foi quando eles começaram a vida aqui em Ribeirão.

P1: Sim, sim. E eles trabalhavam nas fazendas de café aí de Ribeirão?

R1: Isso.

P1: Da região, quer dizer.

R1: É, na região.

P1: Entendi. E o senhor sabe como é que seu pai conheceu a sua...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios