Neste depoimento, Celia nos traça as linhagens de sua família de colonos quatrocentintas do interior de São Paulo, e fala sobre sua ligação com o café e a cidade de Santos. Nos conta como era a cidade nos anos 40: a praia, os carrinhos de sorvete, os cinemas, as brincadeiras de rua, o ensino religioso, a política e os bailes da juventude, regados a Jovem Guarda e Beatles. Também nos conta sobre sua atuação no CPC de Santos, a entrada na faculdade de jornalismo e o advento da ditadura militar em 1964. Em outro momento, Celia conta a história de sua mudança pra São Paulo, a fim de cursar ciências sociais na USP, onde ocorreu o "acerto de contas" entre alunos da Rua Maria Antônia e o Mackenzie, em 1968. Após este evento, Celia e seu marido, José Otávio, se mudam para Parati e em seguida para Ilhéus, onde Celia dirige uma escola pública por alguns anos. Já de volta a São Paulo, Celia toma conta do Logos, a escola que ela mesma criou nos anos 1970, e tem dois filhos: André e Bel. Por fim, nos fala sobre seus sonhos e de como se aposentou no Mater Dei de São Paulo, após o fechamento do Logos.

Meu nome é Celia de Almeida Sampaio. Eu nasci em Santos, em 1943, dois de setembro. Meu pai chama-se Vicente Pedro de Almeida Sampaio, ele nasceu em Jaú, em 1918, dia 29 de junho. O que o pai dele já fazia e o que ele fez a vida inteira até morrer, ninguém nasceu em Jaú impunemente, todo mundo...Continuar leitura

P/1 – Primeiro, boa tarde, Celia. R – Boa tarde! P/1 – Eu queria que você falasse pra gente o seu nome inteiro, o local de nascimento e a data. R – Celia de Almeida Sampaio. Eu nasci em Santos, em 1943, dois de setembro. P/1 – Qual que é o nome do seu pai e onde que ele nasceu, tamb...Continuar leitura

Título: Entre a praia, a escola e o cinema

Data: 25/06/2015