As lembranças de uma infância com carinho de mãe e cuidados de vó, brincadeiras e escola. Memórias corriqueiras - andar sozinho, de trem, menino ainda, para cuidar da avó que cuidava dele; ir a pé para a escola; o cinema com a mãe; “viagens de família”, eis o formato de idas ao litoral. Memórias lúdicas - as histórias que a avó contava. Memórias de pavor - dois acidentes, experiências de quase morte. Memórias afetivas - primeira ida ao museu; a casa da avó, sua casa desde sempre; determinadas professoras; comida de vó, a carne louca que o enlouquecia. Memória eterna - a viagem ao Canadá. No rol das conquistas - precoces, diga-se de passagem - estão a Faculdade de História e a coordenação do Museu de Osasco. Tem sonhos, tem projetos e sabe que tem perspectivas de realizá-los. São das esferas profissional, acadêmica e pessoal. Tem orgulhos justificados - o maior deles, certamente, um projeto de laboratório de conservação e restauro que conseguiu aprovar para o museu, fruto do comprometimento e da doação, que é como define sua atuação no campo da preservação da memória.

Como em tantos outros lugares, naquele havia uma padaria. Como em tantas outras padarias, naquela havia um português. Como em tantos outros encontros, naquele que se deu entre a mocinha e o homem da padaria, deu namoro. Por cinco anos. Como em tantos outros namoros, deu casamento. Por dois anos. Ne...Continuar leitura

Projeto Conte Sua História Depoimento de João Luís Veronezzi Pacheco Entrevistado por Giselle Rocha São Paulo, 16 de maio de 2011 Realização Museu da Pessoa PCSH_HV286 João Luís Veronezzi Pacheco P/1 – Obrigado por ter vindo, João. Para começar, eu gostaria que você dissesse seu nome ...Continuar leitura

Título: Entre a história e a memória: conquistas do neto de dona Genoveva

Data: 16/05/2011